Re: ARLA/CLUSTER: Nucleo de rádio-amadores do Interior e Alentejo

Rui Oliveira ruimail24 gmail.com
Terça-Feira, 9 de Fevereiro de 2016 - 09:28:50 WET

Bom dia.

Eu até estive calado neste tópico, mas também vou agora pôr a minha
lenha na fogueira, e quiçá queimar-me também ao fazê-lo.

Claramente o nosso amigo Luís é do género "Chaotic Good" - fazer o bem,
mas da forma mais explosiva possível. Agora que as águas estão mais
calmas, penso que já podemos falar todos de bem.

Sobre o tracking, depois de saber disse procurei bem no código fonte dos
meus e-mails e não encontrei nada que me saltasse à vista. Ou é algo que
não consegui perceber, ou então foi por ter os meus emails do Cluster em
modo "texto simples" (nem sei porque é que tinha essa definição). Ainda
assim, o caro colega deve ter visto coisas muito "engraçadas". Há sempre
gente "na sombra" a ver, a analisar e a julgar.

Sobre a questão que levou a isto tudo: o 53/2009
É do conhecimento de quem lê este cluster, porque já o disse várias
vezes, que no ano passado estive reunido com a direção da gestão do
espectro da ANACOM. Fui lá defender a minha opinião pessoal no
seguimento de um contacto que lhes fiz. É importante dizer isso. Dei a
_minha_ opinião. Que certamente não será igual à de outros colegas.
Posto isto, considerações do que aprendi desde então:
-Há um problema enraizado nas pessoas que tomam as decisões. A opinião
que um tempo de escuta tem de haver vem justificada com argumento como
"Ah, nesses 2 anos (futuros 6 meses segundo eles) uma pessoa compra um
rádio, começa a fazer uma escuta e tal." Eu pergunto quem daqui não
tinha um rádio/sdr/amigo radioamador/pai ou mãe radioamador/etc bem
antes de fazer o exame. Eles acham mesmo que uma pessoa vai e faz o
exame sem  fazer a mínima ideia do que se esta a propor. Aliás, segundo
eles, o "radioescuta" está "extinto".
-Por outro lado, eles acreditam mesmo que a alínea do "pode operar a
estação de outro amador / estação de uso comum com supervisão do
operador principal da mesma / operador de categoria superior" é uma
salvaguarda suficiente para uma pessoa fazer rádio à vontade. Toda a
gente deve ter um grande amigo radioamador que o deixe estar la em casa
na estação dele, ou uma estação de uma associação à porta de casa.
[sarcasmo] Claramente é esse o caso [/sarcasmo]. Então se lhes disserem
que nas recomendações da CEPT vem escrito que as classes de entrada
devem ter algum tipo de acesso ao HF, a resposta vem pronta "Ah, mas
você pode usar HF, só não é na sua estação" (muito obrigadinho).
Estas e outras mais confusões vão naquelas cabeças. O problema
fundamental acho que começa na primeira frase da reunião quando a pessoa
responsável pelos assuntos do radioamadorismo em Portugal me diz "eu não
sou radioamador", como quem diz "eu só sei do que ouço e do que me
dizem". E que bom aspeto que às vezes "nós" damos.

E aqui sou obrigado a disparar para o nosso lado também.
Parte da reunião, e também já o disse aqui, foi comentar alguns
episódios tristes de associações a querer, por exemplo, por repetidores
no mesmo sitio, e andarem todas chateadas e a chatear a ANACOM por causa
disso. Antes que me venham atacar por eu atacar, eu não quero saber
desses problemas, isso é algo para os intervenientes resolverem. Ainda
assim, é um indicador da situação associativista do radioamadorismo
português. Ou melhor. Se calhar não é, e muitas vezes vi que não é. Mas
é esse aspeto que damos ao regulador. Depois claro que nada acontece.
Se é para fazer pressão, é preciso que se ponham de parte estes
comentários ásperos que de vem em quando são disparados entre dirigentes
e membros de associações. E é preciso uma grande representatividade a
falar uma só voz. Pergunto-me sequer se dos 6000 radioamadores que
somos, se metade pertence a uma associação. Isto permite que qualquer
que seja a posição se seja tomada, e mesmo na eventualidade de todos
falarem a mesma voz o argumento do "vocês não são representativos que
chegue" - mesmo que usado como desculpa - seja sempre válido.
Isto só vai lá com um pôr de parte o ego, o pessoal e se se falar como
um todo. Eu espero sinceramente que ainda seja possível isso. Somos  uma
comunidade pequena, não devia haver lugar para situações de zanga e atrito.

Seja sobre o 53/2009, seja sobre o que for. Dá para fazer melhor do que
isto.

Para os colegas que face a estas discussões todas costumam dizer "ide
fazer rádio". Eu peço desculpa pela farpa, mas eu até ia. Se pudesse.
Enquanto não posso tenho tempo para escrever e-mails.

Talvez haja ainda mais a dizer. Por agora digo isto, esperando que não
chovam pedras.

Bom carnaval.

73;
Rui Oliveira; CR7ALW