ARLA/CLUSTER: Novo Radioamador e mais um colega que subiu de Categoria

Rui Oliveira ruimail24 gmail.com
Terça-Feira, 24 de Março de 2015 - 20:03:28 WET

Embora já me tenham educadamente chamado chato nesta lista por falar
sempre no mesmo, permitam-me hoje, em vez do habitual desabafo, deixar
uns comentários e reflexões, e uns acrescentos às palavras do colega Luís.

Em primeiro lugar, não posso deixar de congratular o novo colega.
Deixo-lhe a minha nota da sua coragem para enfrentar uma horde de
colegas adolescentes que não percebem o hobbie e que vão fazer todo o
tipo de comentários (vai acontecer, infelizmente - típico da idade,
dizem uns, falta de educação das pessoas, digo eu).
Em segundo, não menos importante, felicitar o colega pela subida de
categoria, desejos de bons QSO's nas agora desbloqueadas bandas e
potências.

Sobre os comentários do colega Luís:
1)No site da ARBA há esta votação ("pool") com a seguinte pergunta:
<Concorda com os 2 anos de permanência em escuta, na Categoria 3
conforme o DL 53/2009?>
Cujas respostas se traduzem:
"
Concordo - Votes: 8 (17%)
Concordo Totalmente - Votes: 0 (0%)
Discordo - Votes: 35 (74.5%)
Este Decreto-Lei não está correcto. - Votes: 4 (8.5%)
Estou Indeciso/a - Votes: 0 (0%)
"
Não foi interpretar estes dados sozinhos, nem a amostra estatística é
assim grande, mas ainda assim, houve 4 votos de "concordo" aqui.

E de um boletim da REP de 2007 vem os resultados chocantes de um
inquérito, quando a lei estava a ser discutida:
"Acha que a nova regulamentação deve impor um período de 2 anos como
segundo operador antes de poder possuir licença de estação?
*Sim: 44,8%*
Não: 53,4%

Embora no mesmo inquérito 70.6% das pessoas disse que não tinha
conhecimento das linhas da nova regulamentação.
Os números falam por si: na altura quase metade dos amadores compactuou
com a situação atual.

Ainda neste inquérito fizeram a pergunta sobre criar uma federação
nacional de amadores e coisas assim. Posso mandar uma cópia depois se
alguém estiver interessado.

2) De facto, a estagnação na antiga categoria C tem sido usada como
argumento da ANACOM para a atual legislação.
(O colega Rui, CR7ALB, sabe disto muito bem.)

3) Quanto à avaliação, sei que a ANACOM /supostamente/ se comprometeu a
divulgar um banco de perguntas de exame publico. Anda a prometer isto há
já muito tempo, segundo sei. Este banco ajudaria os colegas estagnados
na categoria C a conseguirem melhor subir de categoria.
Isto ouvi da própria secretária da ANACOM aqui do Porto, onde tirei a
licença (não da pessoa do atendimento, mesmo a secretária do sítio)
"Ah, sabe há muitos amadores da categoria C, mais velhos, sabe, que vem
aqui perguntar se há algum livro por onde podem estudar, porque até
gostavam de subir de categoria mas não sabem como estudar, não dominam
inglês nem dominam muito bem a parte teórica das matérias". Também me
disse que alguns colegas não querem subir de categoria por não quererem
perder o indicativo, mas isso é com cada um.
Embora as associações de vez em quando deem formações para cat 2, a
ANACOM devia de facto fazer a sua parte.

Mais uma vês parabéns ao novo colega CR7AMA - Miguel Pombo - e parabens
à subida de categoria do colega CS7AMB - Jorge Pombo (Ex CT5GAZ).

Só um reparo: Assumindo que os indicativos são dados por ordem, eu tirei
o CAN a 26 de Janeiro e sou o ALW e o novo colega é o AMA. Quer dizer
que nestes 2 meses licenciaram-se AL: X/Y/Z mais o colega Miguel AM: A.
Quer dizer 5 pessoas (contando com eu mesmo) nos últimos 2 meses.

Deixo agora a palavra aos colegas.
73 a todos.
CR7ALW
Rui O.