Re: ARLA/CLUSTER: DARC avisa que o novo modo FHSS-CDMA tem um elevado risco de interferencia em outras estações (tradução em espanhol)

Pedro Ribeiro ct7abp gmail.com
Sábado, 24 de Maio de 2014 - 01:22:27 WEST

É "spread-spectrum" sim.
Os modos clássicos de o conseguir são o DSSS (Direct Sequence Spread
Spectrum) ou o FHSS (Frequency Hopping Spread Spectrum). Mais
recentemente apareceu uma outra técnica que é o OFDM (Orthogonal
Frequency Division Multiplexing) que é na prática também uma forma de
"spread-spectrum" (existem outros dois menos conhecidos ou chamados por
esse nome que são o CSS e THSS).

O que o "ROS" está a promover é uma implementação de FHSS que não
resulta bem em equipamentos que não estão preparados para tal, sendo os
aspecto da inadequação que saliento, o tempo de "turn-around" (mudança
TX/RX e vice-versa) e de "dwell" (mudança de frequência) que são
demasiado elevados para um eficiente protocolo de resolução de
contenções (CSMA), isto para não falar no celebre problema a que nas
redes sem fios se dá o nome de "nó escondido" e que nós tão bem
conhecemos sem lhe darmos nome, quando ao encontrarmos uma frequência
aparentemente fora de uso, transmitimos a alguém aparece a avisar que
afinal lá está algo válido que por acaso não escutamos, um problema
fatal para o CSMA nestas condições.

Já agora, o famoso Bluetooth também se baseia em FHSS.

Já agora comento que há dois anos, estando eu a preparar uma
apresentação sobre modos digitais a apresentar numa conferência,
contactei o autor questionando detalhes técnicos sobre a implementação
da sua aplicação e o mesmo respondeu-me mandado ler a documentação
genérica disponível publicamente sobre o mesmo.
Fiquei muito mal impressionado com esta contraditória ocultação dos
detalhes sobre algo que aparentemente é apresentado como uma coisa muito
aberta ...

Podem encontrar informações sobre "spread-spectrum" por exemplo em:
http://en.wikipedia.org/wiki/Spread_spectrum

Nota: desculpem o uso de tantas siglas algumas sem explicação,
procurem-nas na net que devem encontrar, tenho de ir dormir para amanhã
ir cumprimentar o pessoal à Caparica.

73!