Re: ARLA/CLUSTER: DARC avisa que o novo modo FHSS-CDMA tem um elevado risco de interferencia em outras estações (tradução em espanhol)

Luís Garcia Filipe afterhours36 gmail.com
Sexta-Feira, 23 de Maio de 2014 - 22:19:59 WEST

Colegasergio,  o que descreveu a é designado por spread spectrum.  Mas o
que novo modo digital faz não é spread spectrum  , mas sim tentativa por
hoppe . Na página do José Alberto está uma descrição como funciona o modo.
Claro que em vista de um sdr parace  spreadsectrum,  mas não o é.  Além do
mais, ao saltar a frequência a modulação É muito curta,  insuficiente para
prejudicar seja o que for. Irrita muito mais ver os concursos demoníacos de
rtty fora de banda recomendada do que outra coisa qualquer.

No entanto a sua opinião é também valida a nível técnico.

Mas a história ensina que o modo ros nunca foi bem aceite, por razões em
nada relacionadas com questões técnicas,  mas sim politiquices dos USA.  É
perfeitamente natural este alarmismo envolto em torno do novo modo ros.

Não vou terminar o meu post com "ponto ", pois os pontos de vista e analise
a  um problema técnico depende muito da forma como analisamos os factos.

Desculpe lá Sérgio por estar a escrever da porcaria de um Android,  é o que
tenho neste momento disponível.

Enormíssimo abraço

73,

Cs7ael
Em 23/05/2014 15:49, "Sergio Matias" <srg814  gmail.com> escreveu:

> [...]
> verifique se o canal está ocupado por outros utilizadores (seja em ROS FHSS
> ou não) antes de emitir, em total desrespeito pela ética de operação nas
> bandas de amador. Onde está o CSMA? CSMA este que seja capaz de analisar e
> detectar outros utilizadores, a operar em fonia ou outros modos
> _diferentes_ do ROS?
>
> Como aconselhou à audiência que testasse a nova variante, assim o fiz.
> Após experimentar, não recomendo a utilização no modo FHSS. (PONTO)
>
> (*) banda dos 20m como exemplo, verifiquem as restantes (

>>> 14063.0
>>> 14156.5
>>> 14266.5
>>> 14344.5