Re: ARLA/CLUSTER: DARC avisa que o novo modo FHSS-CDMA tem um elevado risco de interferencia em outras estações (tradução em espanhol)

AV radiophilo gmail.com
Sábado, 24 de Maio de 2014 - 08:17:21 WEST

Sim, este novo "modo" deixa algumas dúvidas sérias. Ao contrário do
anterior,, que pretendia utilizar princípios semelhantes mas contido na
largura de banda de um canal SSB, este pretende ser verdadeiramente "spread
spectrum".

Os problemas são de 2 ordens, desde logo o apontado pelo autor do artigo
original e relativo à gestão do espectro: A ocupação involuntária,
aleatória e não monitorizada de canais  normalmente usados para outros
modos não é coisa bonita de se ver.
Num modo fhss correctamente implementado o argumento da dispersão da
energia por vários canais seria parcialmente válido, mas com quase 2
segundos de permanência em cada canal,  o potêncial para interferência é
realmente elevado.

Por outro lado, a utilização de equipamentos não concebidos para este fim
recomenda maiores cautelas na sua implementação, e  maior supervisão dos
seus efeitos.

Apesar de tudo isto, este modo é interessante e merece ser explorado.
Afinal de contas é para isto que serve o radioamadorismo. Pena é que o
autor tenha tanta reserva nos pormenores  técnicos da sua criação. Este não
é de todo o nosso espírito.

Apesar de o seu uso em HF ser desaconselhável, excepto talvez nos 10m, este
modo seria adequado para experiências de coabitação de serviços, por
exemplo na sub-faixa ISM dos 70 cm.

73,
António Vilela
CT1JHQ

On 24 May 2014 01:22, "Pedro Ribeiro" <ct7abp  gmail.com> wrote:

> É "spread-spectrum" sim.
> Os modos clássicos de o conseguir são o DSSS (Direct Sequence Spread
Spectrum) ou o FHSS (Frequency Hopping Spread Spectrum). Mais recentemente
apareceu uma outra técnica que é o OFDM (Orthogonal Frequency Division
Multiplexing) que é na prática também uma forma de "spread-spectrum"
(existem outros dois menos conhecidos ou chamados por esse nome que são o
CSS e THSS).

> O que o "ROS" está a promover é uma implementação de FHSS que não resulta
bem em equipamentos que não estão preparados para tal, sendo os aspecto da
inadequação que saliento, o tempo de "turn-around" (mudança TX/RX e
vice-versa) e de "dwell" (mudança de frequência) que são demasiado elevados
para um eficiente protocolo de resolução de contenções (CSMA), isto para
não falar no celebre problema a que nas redes sem fios se dá o nome de "nó
escondido" e que nós tão bem conhecemos sem lhe darmos nome, quando ao
encontrarmos uma frequência aparentemente fora de uso, transmitimos a
alguém aparece a avisar que afinal lá está algo válido que por acaso não
escutamos, um problema fatal para o CSMA nestas condições.

> Já agora, o famoso Bluetooth também se baseia em FHSS.
>
> Já agora comento que há dois anos, estando eu a preparar uma apresentação
sobre modos digitais a apresentar numa conferência, contactei o autor
questionando detalhes técnicos sobre a implementação da sua aplicação e o
mesmo respondeu-me mandado ler a documentação genérica disponível
publicamente sobre o mesmo.
> Fiquei muito mal impressionado com esta contraditória ocultação dos
detalhes sobre algo que aparentemente é apresentado como uma coisa muito
aberta ...

> Podem encontrar informações sobre "spread-spectrum" por exemplo em:
> http://en.wikipedia.org/wiki/Spread_spectrum
>
> Nota: desculpem o uso de tantas siglas algumas sem explicação,
procurem-nas na net que devem encontrar, tenho de ir dormir para amanhã ir
cumprimentar o pessoal à Caparica.

> 73!

que novo modo digital faz não é spread spectrum  , mas sim tentativa por
hoppe . Na página do José Alberto está uma descrição como funciona o modo.
Claro que em vista de um sdr parace  spreadsectrum,  mas não o é.  Além do
mais, ao saltar a frequência a modulação É muito curta,  insuficiente para
prejudicar seja o que for. Irrita muito mais ver os concursos demoníacos de
rtty fora de banda recomendada do que outra coisa qualquer.

nada relacionadas com questões técnicas,  mas sim politiquices dos USA.  É
perfeitamente natural este alarmismo envolto em torno do novo modo ros.

analise a  um problema técnico depende muito da forma como analisamos os
factos.

que tenho neste momento disponível.

modo do software ROS para trabalhar em FHSS-CDMA, _não_ respeita o plano de
bandas da IARU. E porquê? Ao seleccionar frequências abaixo dos 14.101 em
FHSS não só ocupa segmentos não destinados a modos digitais como a
transmissão excede a largura de banda máxima admíssivel, 200 Hz em
14000-14060 e 500 Hz em 14060-14099 (*).
verifique se o canal está ocupado por outros utilizadores (seja em ROS FHSS
ou não) antes de emitir, em total desrespeito pela ética de operação nas
bandas de amador. Onde está o CSMA? CSMA este que seja capaz de analisar e
detectar outros utilizadores, a operar em fonia ou outros modos
_diferentes_ do ROS?

http://iaru-r1.org/index.php?option=com_content&view=article&id=175&Itemid=127
)

mas há sempre um espacinho para desancar no colega espanhol.