ARLA/CLUSTER: Nova antena Cushcraft R9 para 6, 10, 12, 15, 17, 20, 30, 40, 80 Metros

pedro_transistor sapo.pt pedro_transistor sapo.pt
Sábado, 16 de Março de 2013 - 17:09:54 WET

Olá novamente,
    provavelmente muitos de vós que lêem o que escrevo não me conhecem nem
sabem como sou em termos de feitio. Sou um puto novo, no entanto já sou
radioamador á uns anos, não muitos, mas já tive diversas experiências. Já
tive dissabores, já fiz coisas que correram bem e outras que correram
menos bem. Hoje, fico mais contente com as que não correram bem porque me
permitiram ver onde errei e o que podia melhorar ao fazer algo, e isto
aplica-se a várias situações e não só á vertente radioamadorística.
    De muitas, uma coisa que aprendi por mim próprio é que não se deve
menosprezar as linhas de transmissão, nomeadamente os cabos coaxiais. Em
tempos gastei uns quantos metros de cabo coaxial RG-213 do "barato", em
opção a outro que custava mais 20 e tal cêntimos por metro. O que
experienciei foi que o cabo tinha uma malha muito sumida o que me fazia
ter interferências na recepção, além de perdas significativas, e perda de
potência na emissão pelo cabo. Isto aliado á não soldadura das malhas dos
coaxiais nas fichas, fez com que com o tempo começasse a entrar humidade
pelos cabos e sendo estes de contrução manhosa pois nem sequer eram cabos
O.F.C. fez com que a humidade percorresse os cabos todos, provavelmente
pela diferença de pressões atmosféricas no exterior e interior da casa. O
resultado foi substituir os cabos que estavam estragados por cabo bom, de
marca conceituada após pesquisar um pouco na internet sobre o feedback de
outros radioamadores que usaram desse cabo e então decidi-me.
    Como puto novo que sou, e estou certo que quase todos vós quando eram
mais novos quando punham uma ideia na cabeça tinha que ser para ontem e
queriam e tinha que ser feito logo senão não pensavam em mais nada... Hoje
reconheço que essa fase pela qual passei foi importante no meu
desenvolvimento pessoal e fez com que emendasse essa "excitação" por ter
ou fazer algo. Hoje em dia olho para as coisas com mais distância! Quero
montar uma antena, ok... Então mas a antena não foge e também não azeda...
Então vamos fazer as coisas com calma, se não ficar pronta hoje fica
amanhã. Se não ficar pronta amanhã fica para a semana, quando eu quiser,
quando der jeito, quando o clima deixar. Assim faço as coisas com calma,
presto atenção a todos os detalhes e fico com a certeza que as coisas
ficam em condições!
    Suponhamos que quero montar uma antena (mais uma eheh)... Se for uma
antena de compra verifico se todas as peças tais como parafusos, porcas e
anilhas são em inox. Se não forem em inox, substituo por inox e guardo o
que traz de origem. Se estiver a construir uma antena de origem, procuro
empregar material que não enferruge nem oxide. Cada parafuzinho leva massa
grafitada para não entrar água que quando evapora deixa aquele calcário
branco que dá uma trabalheira para depois desmontar a antena quando for
necessário. Verifico se a antena tem ou deve levar isoladores nos tubos
para a água não entrar, se for necessário põe-se. Verifico as medidas
todas, os apertos, monto a antena num mastro com 2 metros fixo ao chão e
faço uma leitura com o analizador de antenas (se a antena o permitir).
Depois de tudo verificado e a antena pronta é que será montada. Há
fabricantes de antenas que até fazem uma boa construção mas depois deixam
a antena frágil nas junções dos tubos como é o caso da Sírio Antenne.
Neste caso, em que as antenas vêm frágeis nas uniões entre tubos o que
faço é fazer um rasgo longitudinal aí com 50mm no tubo exterior e aplicar
uma braçadeira de aperto de inox com parafuso transversal. Isto é só um
exemplo!
    Quando soldo as fichas nos cabos faço uma soldadura perto do perfeito,
onde também soldo a malha e de seguida aplico manga termoretráctil com
resina e por fim ponho uma carapuça de borracha que em tempos comprei uma
série delas no ebay. Testo sempre o cabo com o analizador de antenas antes
de ir para o lugar definitivo e ligá-lo á antena. Fazendo as coisas com
calma e olhos de ver é mais de meio caminho andado para as coisas
resultarem bem!

    Como o colega Filipe disse, e bem, não podemos dizer que uma antena é a
melhor e outra não presta. Isto porque, e concordarão comigo, cada caso é
um caso e uma antena pode funcionar muito bem num determinado local e
noutro local, com características de solo e geográficas diferentes poderá
parecer ineficiente. A comparação que fiz entre a Cushcraft R-8 e o dipolo
foi com a R-8 montada no topo da torre e com o balun do dipolo também no
topo da torre. O dipolo que tinha na altura era um dipolo de construção
caseira, de meia-onda, para os 80 metros e com o qual trabalhava com a
ajuda do tuner as bandas dos 40 e 20 metros. Foi com estas condições que
fiz o teste entre a R-8 e o dipolo nestas 3 bandas (80, 40 e 20m).

    Em relação ao comprimento dos cabos?coaxiais... Já estive várias horas
a debater esse assunto, já investiguei nos handbooks da ARRL que tenho, já
fiz diversas pesquisas na internet e já li várias teorias. Na minha antena
delta loop para os 80 metros utilizo cabo coaxial de 75 ohms para casar as
impedâncias de cerca 100 ohms para 50 ohms. O cabo tem o comprimento de
1/4 de onda multiplicado pelo factor de propagação que no caso do cabo que
utilizo é 0.66 ou 66%.
    No caso das restantes antenas, como as impedâncias são adaptadas com
baluns utilizo os cabos com um comprimento coveniente apenas tenho em
consideração em não utilizar comprimentos com multiplos ou submúltiplos de
onda multiplicados pelo factor de propagação para não "sintonizar" o cabo
na frequência.
    Por acaso já fiz esta experiência, ainda que tenha sido com "cabo"
RG-58 que pessoalmente considero que não é cabo de emissão, e de facto os
valores de SWR e de Retun Loss alteravam-se bastante quando utilizava um
comprimento deste cabo de meia-onda multiplicada pelo factor de propagação.

    Ainda falando dos traps da direccional, os traps não são revestidos por
fita vulcanizadora nem por plástico. Foram feitos com fio esmaltado de 2mm
de diâmetro e depois dos traps feitos estes foram envernizados e
impermeabilizados com verniz marítimo, portanto considero que estão bem
estanques e ainda foi utilizado fio esmaltado que isola o fio de tudo o
que está na sua periferia. Foram fabricados por mim mais um amigo. para os
terminais dos traps usei uns casquilhos em bronze roscados que arranjei no
trabalho. A antena ainda não tem tempo de montagem suficiente para por
exemplo o verniz já ter estalado e entrar humidade por isso considero que
este "problema" do aumento de SWR com os tubos da antena molhados. No
entanto, optei por não a desmontar e envernizar os tubos também com verniz
marítimo porque já li nos manuais de alguns fabricantes estes a indicarem
para não se pintar nem envernizar os tubos das antenas e não quis
arriscar...

    Conclusão: ao longo dos meus 5 anos de radioamadorismo fui aprendendo
muito em termos técnicos a fazer, desfazer, exprimentar, gastar
material... Depois acabo por falar pouco ao rádio porque passo grande
parte do meu tempo livre a inventar eheh! Provavelmente os colegas não
sabem mas eu conto... Eu trabalho em electrónica industrial e automação e
além deste batente também sou produtor de música, tenho um estúdio de
produção e tal... Aqui á poucos anos gravei um álbum de uma banda que se
chamava "em busca da melodia perfeita"... Lembro-me muitas vezes desta
frase quando ando a inventar! :-)

    Cumprimentos 73 e obrigado pela vossa pachorra para ler este testamento!
    Bom fim de semana a todos!

    CT7QHV (ex CT2JQB) - Pedro Madeira