ARLA/CLUSTER: Antena Diamond X-300N (original)

pedro_transistor sapo.pt pedro_transistor sapo.pt
Sábado, 16 de Março de 2013 - 17:26:48 WET

Viva colegas,
  Visto que estamos a tratar de antenas aqui no cluster coloco uma situação
que se passa com uma antena dualband para V e U...
  Em tempos comprei na Naucom uma antena Diamond X-300N original mas teve
uma série de tempo á espera para ser montada porque entretanto mudei de QTH
e o meu interesse nessas bandas é muito pouco, portanto só á relativamente
pouco tempo é que a montei.
  Na banda de VHF a antena está óptima, com o seu ponto de ressonância muito
próximo dos 145Mhz. Já em UHF em toda a banda tenho valores elevados de
SWR, a começar em 430Mhz tenho cerca de 1.8:1 e nos 440Mhz 2.4:1 e o ponto
de ressonância da antena é em cerca de 426Mhz.
  Já desmontei a antena toda e está impecável e seca. Não tem falhas
nenhumas e está tudo bem apertado. Como a antena não tem nenhum ponto de
afinação não mexi em nada ao longo das bobines que tem, gostava de saber se
algum colega me saberá dizer o que poderei fazer em relação a isto e como
poderei fazer algum tipo de ajuste na antena. Não é que me chateie muito
porque praticamente não faço UHF mas gostava de ter isto em condições...

  Obrigado pela vossa atenção,
  Cumprimentos 73.

  CT7AHV - Pedro Madeira