ARLA/CLUSTER: (Ajuda) Plano de terra para antena vertical HF

Miguel Tomaz kongo127 hotmail.com
Sábado, 31 de Agosto de 2013 - 20:12:37 WEST

Boa tarde Rapaziada!

Ja muita coisa foi dita aqui, e que concordo absolutamente.

Tambem tenho pouco espaço para brincar com antenas, que por sinal e das coisas que mais gosto neste hobby.

De entre muitos artigos crediveis que li e pela experiencia, posso dizer o seguinte:

- O facto da relaçao de ondas estacionarias ser baixo, nao indica necessariamente uma boa performance da antena, mas sim um correcto acoplamento / casamento de impedancias, onde ocorre a maxima transferencia de potencia.

- O numero de radiais e muito importante para trabalhar dx, porque baixa substancialmente o lobulo de radiaçao.

- Usar 4 radiais e o minimo, parece-me ser o minimo para conseguir-se um bom rendimento. 16 radiais e muito bom e 32 radiais sera excelente. 32 porque a partir desta quantidade, os ganhos ja nao sao tao grandes, alem da questao de espaço e custos.

- Nao e obrigatorio usar 4 radiais para cada banda, visto que podem-se trabalhar outras bandas atraves das harmonicas da frequencia fundamental dos outros radiais.

- Os radiais interagem entre si, portanto e normal, que quando estiver a instalar, por vezes o SWR fique um pouco mais alto.

De momento nao me lembro de mais "dicas", mas caso ocorra posso enviar email.

Vivo num apartamento, e tenho uma vertical de 5/8 de onda com 16 radiais de 1/4 onda para a banda dos 20m montada no telhado. E seguramente a melhor antena omnidirecional que ja tive, entre todas as que ja experimentei, montei ou alterei! :)

73 de Miguel

CT2JUT @ IM58KQ