ARLA/CLUSTER: (Ajuda) Plano de terra para antena vertical HF

pedro_transistor sapo.pt pedro_transistor sapo.pt
Sábado, 31 de Agosto de 2013 - 15:52:32 WEST

Olá novamente Gomes,
    De facto a antena tem elementos para adaptar a impedância e ajustar a
antena á frequência que se quer, dentro das respectivas bandas. Para
começar, no ponto de alimentação tem uma bobine que o fabricante chama de
"Q-Factor Matching Coil" que está nos terminais de ligação entre o vivo e
a malha do coaxial. Seguindo o circuito do vivo pela antena, o mesmo chega
até um condensador de 220pF onde depois ligam duas bobines ajustáveis. Uma
afina os 80 metros e a outra afina os 40 metros. Será que este circuito LC
em série não irá adaptar a impedância? mesmo que o plano de terra tenha
bastante condutividade e mesmo que a antena fique com uma impedância
bastante baixa, estes elementos de sintonia não estarão a fazer o seu
trabalho e a adaptar a impedância para valores próximos dos 50 ohms?

    73's de CT7AHV
    Pedro Madeira

    Quoting ct1hix  sapo.pt: