ARLA/CLUSTER: Espanha tem um novo regulamento para o serviço de amador

pedro_transistor sapo.pt pedro_transistor sapo.pt
Sexta-Feira, 2 de Agosto de 2013 - 20:00:49 WEST

Boa tarde a todos,

    Quando conheci o radioamadorismo retive algumas palavras que diziam
algo do género: Radioamadorismo é um hobby sem fins lucrativos, de
carácter técnico e científico(...). Ou seja, requer conhecimentos técnicos
e cienctíficos e visto que se trata de equipamentos electrónicos e de
propagação de ondas hertezianas, os tais conhecimentos irão de encontro a
essas componentes.
    Em 2006 fiz o meu primeiro exame para CT2, tenho ficado bem
classificado obtive o indicativo CT2JQB. Ao longo da minha vida
radioamadorística fui sempre adquirindo e procurando conhecimentos e
quando considerei que os meus conhecimentos eram suficientes para ser
digno da classe de topo propus-me a novo exame. Assim, este ano fui fazer
exame para CT7, e tendo ficado bem foi-me atribuido o indicativo CT7AHV.
"Epá que estupidez mudar de indicativo!" "Eu cá não fazia exame para não
me mudarem o indicativo!" foram algumas das frases que ouvi os colegas com
quem costumo falar. Mas, mais importante para mim foi a realização pessoal
que conquistei, só tenho pena de não ter feito exame de CW! Este ano fui
de férias de carro até Marrocos e fui sempre a utilizar o rádio no carro
sem restrições, soube bem poder fazê-lo sem me preocupar se estaria a
fazer algo errado.
    Para os mais velhos sou um miúdo por ter só 25 anos, e segundo os
"velhos do restelo" a idade é um posto! A idade não é nada se durante o
seu decorrer não se aproveitar para conhecer coisas novas e aprender!
"Presunção e água benta, cada um toma a que quer!"

    Voltando ao início, sendo o radioamadorismo um hobby de carácter
técnico e científico é imperativo que os radioamadores tenham vastos
conhecimentos de electrónica, de física, de geografia, de propação de
ondas hertezianas... Aqueles que acham que isso não interessa e/ou não
serve para nada, temos pena, não deveriam ter lugar no radioamadorismo!
    Mais, de um exame completo para radioamador, fosse para que classe
fosse, metade do exame deveria ser a prova teórica e a outra metade uma
prova prática mas á séria! Há muitos radioamadores que não sabem soldar
uma ficha num cabo coaxial como deve de ser, inclusive já presenciei
alguém que nem sabe trocar um fusível, imagine-se!!!

    Se as pessoas com o "bichinho" das comunicações não têm interesse na
parte técnica nem científica, têm outras opções ao radioamadorismo. Têm o
PMR 446Mhz que é um espetáculo (ehehehe) e têm o CB que requer muito
poucos conhecimentos onde até podem pedir a alguém para montar e afinar a
antena porque os manuais de instruções são muito complicados!! Atenção que
não estou a falar mal nem a desprezar o CB, foi onde comecei a fazer rádio
e hoje ainda sou um utilizador assíduo da banda do cidadão!

    Aqui fica a minha opinião, que vale o que vale...

    Cumprimentos 73
    Pedro Madeira - CT7AHV