ARLA/CLUSTER: A diversidade é sempre mais importante que a unicidade.

Paulo Santos ct4dk.santos gmail.com
Domingo, 23 de Dezembro de 2012 - 19:11:06 WET

Boa noite colega Filipe,
Reitero também os meus votos de um Santos Natal para o meu amigo e
familiares.
Comentários em linha com o seu texto.

Em 23/12/2012 14:34, Filipe Pereira - CR7AFP escreveu:
> [...]
> problema algum, tal como julgo que nenhum colega por si só tenha.
> Será preciso união, entendimento, lutar por um objectivo comum, e
> acima de tudo trabalho árduo e uma mudança de mentalidade na base de
> qualquer mudança que seja capaz de produzir os resultados desejados.
>
> Vou começar por colocar uma pergunta aos colegas que na posse de mais
> informação e conhecimento de causa saberão certamente providenciar o
> esclarecimento de forma verdadeira e concisa;
> Houve participação de alguma associação de rádioamadores na produção
> da letra de lei do decreto de lei em vigor ?
Tanto quanto sei acho que nenhuma associação teve participação, foram
chamadas sim a dar parecer já depois do Decreto Lei aprovado, acho que
aí por mais opiniões que
fossem dadas já não se podia alterar uma virgula que fosse.
> [...]
> desta palavra de lei não tem o direito de tentar vedar ou condicionar
> o acesso ao radioamadorismo a con-cidadãos, e certamente não tem
> mandato "nacional" para se substituir à generalidade dos cidadãos
> rádioamadores.
>
> Como sócio de três associações nacionais não quero certamente
> acreditar que por exemplo um colega CR7 que independentemente dos seus
> conhecimentos técnicos, idoneidade e sentido de responsabilidade civil
> e patriotismo esteja condicionado, porque houve "alguém" que se
> lembrou de sugerir que seria melhor assim.
Acho que todos fomos enganados pois a ideia que tinha ficado por parte
da Anacom seria que os 2 anos eram para os amadores de 12 anos.
> Também não entendo a grotesca diferença entre a utilização de
> frequências e níveis de potência de emissão entre um colega de
> categoria B e um colega de categoria 2, e que a mesma tenha sido
> sugerida por alguma associação ...
Depois de se ter conhecimento disso algumas associações fizeram
propostas para redução do tempo para 6 meses a maiores de 16 anos e
depois dos 6 meses ficariam com as mesmas
condições dos actuais Categoria C até fazer o exame para a classe 2.
Propostas essas que devem estar guardadas em alguma gaveta lá para a Anacom.

> [...]
> alterada ( em breve ) certamente não faltarão associações a tentarem
> tirar "proveito" propagandístico da mesma ao afirmarem o seu
> contributo e o quão trabalharam para o atingir.
>
> Em forma de conclusão, não permito que os meus direitos sejam
> condicionados por ninguém, nem aceito que uma qualquer associação,
>  tente de de forma alguma representar os interesses de um todo quando
> na realidade só têm "mandato" para representar uma parte.
>
> Colegas, eu suporto o associativismo, mas o mesmo deve trabalhar em
> pról de um objectivo nacional que promova e defenda o rádioamadorismo

Vy 73 de
Paulo Santos, CT4DK