Re: ARLA/CLUSTER: Instalação de estação em viatura

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 19 de Outubro de 2011 - 17:35:36 WEST

Colega Pedro

O meu carro é da mesma fabrica do seu, e efectivamente no manual fala em 10
watts como potencia máxima de segurança. Como o comprei novo e para não
perder a garantia mandei colocar a cablagem de tensão com o respectivo
fusivel de proteção junto da bateria, na caixa de distribuição electrica do
carro, à firma representante da marca. Foram então colocado até à bagajeira
dois cabos de 6mm isolado a silicone e coberto com manga de fibra de vidro
para lhe conferir caracteristicas de resistencia ao calor e protecção no
caso de o cabo produzir em algum ponto altas temperaturas.
O rádio que tenho utilizado desde que comprei o carro em 2008 é o ICM
IC706MKIIG, com 100 watts até aos 50MHz, 50 em 2m e 20 em 70cm. As antenas
utilizadas tem sido diversas, mas sempre colocadas atrás, para as manter o
mais afastadas dos circuitos electronicos. Para V/U tenho utilizado uma
DIAMOND e para ondas curtas uma HUSTLER e outras de construção caseira. Em
todas as bandas ja fiz QSOs, com o carro parado ou em movimento. Não foi
notado qualquer problema a nivel de incompatibilidade. nenhum dos sistemas
electronicos do carro foi afectado ou deixou de funcionar por estar a
transmitir. Alem disso, no meu batente existem zonas de fortes campos
electromagnéticos, nomeadamente debaixo dos feeders das antenas ou mesmo de
frente à antenas de emissão. Posso dizer, que ja estive com o meu
praticamente dentro da zona de "near field", isto é a menos de 50m na
direcção máxima da radiação, com uma brutal intensidade de campo pois a PAR
ultrapassa os 10 MW ( disse bem...DEZ MEGAWATTS não é engano!) e o carro
funcionou lindamente sem se notar qualquer interferência nos sistemas
electronicos. Esta prova de "morte" certifica os veiculos dessa fábrica ( o
meu é um VW) a serem praticamente imunes, mesmo aos mais elevados campos
electromagnéticos. Como tal não tem com que se preocupar com esse pormenor.
existem algumas pequenas interferências a nivel de recepção de HF,
provenientes de algum "clock" dos circuitos, mas em QRGs fora das banda de
amador, e relativamente fracos.
Espero ter sido útil

73 de CT4RK

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*