Re: ARLA/CLUSTER: Resposta da ANACOM sobre o cumprimento das recomendações da IARU

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2011 - 01:11:21 WET

Caros colegas e associados da ARLA
É notório que este ponto podia estar mais bem "legislado", evitando desta
forma as dúvidas surgidas. Cabe-nos no entanto, até porque devemos ter
sentido de responsabilidade, cumprir recomendações emanadas por organismos
internacionais de radioamadores, dos quais somos parceiros, e desta forma
cumprir tambem a legislação em vigor, quer esteja ou não bem escrita. Afinal
não custa nada, só nos fica bem, e o radioamadorismo nacional agradece!!!
Como tal façam favor de cumprir as regras da IARU, e contribuam para um uso
das bandas de forma coerente e organizada....Ahh! E já agora não se esqueçam
que o uso de FM estreito em 2m *É OBRIGATÓRIO!*!!.. Nada dessas conversas
que se escutam pelas frequências...O FM estreito é só para certos
repetidores, e o resto é tudo a "abrir"...Isso não é correcto. O FM estreito
é obrigatório, sempre e em toda a faixa de 2m!! E isto já não é novo!...Foi
pela primeira vez decidido em 1996 na cidade de Tel Aviv que as organizações
deviam implementar o espaçamento de canal de 12,5 KHz... Infelizmente ainda
hoje,  passados 15 anos, muitos amadores ignoram esta norma, e apesar de
terem equipamentos preparados para trabalhar em FM estreito, usam-nos em FM
normal.
Fica ao critério de cada um, cumprir a lei!...Pela minha parte farei os
possiveis para cumprir, até porque só vejo vantagens nisso.

73 de CT4RK

No dia 22 de Fevereiro de 2011 19:08, João Gonçalves Costa <
joao.a.costa  ctt.pt> escreveu:

> Boa Tarde António Vilela, CT1JHQ
>
> Obviamente que concordo e subscrevo na totalidade o teu excelente e lúcido
> comentário.
>
> Mas volto a frisar, que é a primeira vez que a ANACOM e de forma oficial,
> por intermédio de um dos  seus mais alto responsáveis pela área, se exprimem
> de forma tão clara e inequívoca na sua intenção   e não nos mandam consultar
> o dicionário de língua portuguesa, como já aconteceu no caso da "supervisão"
> dos CR ( leia-se, actuais radioamadores licenciados na categoria 3) que
> [...]

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*