ARLA/CLUSTER: Descargas electricas

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 17 de Fevereiro de 2011 - 23:42:10 WET

Boas noites prezados OMs. Ora aqui está mais um tema interessante, e como
tal deixem-me "meter a colherada".

2011/2/17 Gomes <ct1hix  sapo.pt>

> Boas
> João vai-me desculpar mas a tensão depende da impedância da torre ou da
> arvore que essa corrente vai encontrar para chegar à terra.

*Colega Gomes!...Impedância existe apenas em corrente alternada., pois o seu
calculo implica que exista frequência. Tensões estáticas como as armazenadas
nas nuvens são corrente continua e nada mais que isso, como tal o que existe
e conta no momento da descarga é a resistencia em ohms. Impedância poderá
ter algum peso nas correntes harmónicas como vai ver mais adiante.*
*
*

> O "jogo" está em diminuir ao máximo essa impedancia.

*Resistencia e não impedância. estamos a falar basicamente de DC.*
*
*

>  Se pensarmos em DC, o que não está correcto pois um raio é uma corrente
> pulsante,

*Errado. É DC pura e um raio não é pulsante. Pode descarregar entre nuvens
com potenciais diferentes, entre terra / nuvens ou entre nuvens / terra.
Como descarga de uma tensão estática é DC pura. O que acontece e o que pode
estar relacionado com Z, é que como uma descarga diabólicamente forte como
uma raio, representa um impulso  electromagnético extremo com a forma de
onda quadrada, e que gera harmónicas que se estendem até frequências muito
elevadas,  devido às constantes L/C dos circuitos de escoamento à terra.
Estas harmónicas ao carregarem o circuito LC, provocam uma oscilação de HF
que pode ser tomada como corrente alterna. No entanto esta AC "provocada", é
muito reduzida em comparação à descarga do raio em si. *
*
*

descarregar uma corrente de 80000A numa torre que tem uma resistência de 0,1
> ohm vamos ter na ponta da torre uma tensão de 8kv, isto considerando a
> resistência da terra

*Uma faísca pode variar entre pouco mais de um milhar de amperes e mais de
duas centenas de Kamperes. *
*Aqui pode ver a corrente das descargas. Coloque o apontador do rato sobre a
descarga e veja os Ka e a hora. * http://www.meteo.pt/pt/otempo/trovoada/

Aqui sim, e como disse no

> zero, o que é impossível!
> Se pensarmos ainda em DC, o que volto a salientar que não está correcto, a
> meio da torre se ela for uniforme, temos uma tensão com metade do valor 4kV,
> por esta razão nunca se deve fazer sair os cabos a meio da torre.

*Colega! Os cabos levam uma porrada tão forte ou mais que a torre, pois são
melhores condutores do que a torre. A faisca ao atingir o topo do sistema
não atinge só a torre, mas sim antenas, cabos etc! * *Normalmente os cabos
são pulverizados...*
*
*

> Como a corrente de um raio é pulsante passamos a ter uma impedância, cujo
> valor varia conforme a frequência de "pulsação" aumentando e muito a
> resistência a passagem dessa corrente para a terra, o que  resulta num
> aumento das  tensões na ponta da torre para muitas centenas de milhares de
> volts.

*A ideia não anda longe da realidade. São as correntes harmónicas que o
colega se quer referir. mas mais uma vez não são pulsos, mas sim AC devido à
carga e descarga do circuito LC do escoamento á terra.*
*
*

> Isto também serve para explicar a razão pela qual se deve ligar a malha
> dos cabos na base da torre à terra. Ao não faze-lo estamos a meter esse
> potencial enorme dentro de nossa casa!!!
> Mas desligar os cabos e não ligar à terra continua a não ser boa opção...

*O colega tem razão neste aspecto, mas na minha opinião é deixar-mo-nos de
fantasias e rezar umas quantas "avé marias e uns pai-nossos", para manter
afastados os raios das nossas antenas. Se tiver o azar de cair uma faisca
dessas de mais 100 Kamp na sua antena, o melhor é nem estar em casa!...Não
vai haver cabos, ligações à terra, descarregadores etc, que lhe valha, pois
vai tudo pelos ares!!!. *
*Pessoalmente, tenho um sistema de desligar todos os cabos na janela, o que
faço sempre que espero trovoadas, ou me ausento do QTH por dias. Não sou da
opinião de ligar antenas e torres à terra, pois isso facilita que o sistema
seja atingido por descargas. Se isolar o sistema ou o deixar com uma terra
dificiente, existem menos probabilidades de ser atingido por uma descarga e
ao mesmo tempo protejo minimamente os equipamentos, ao desliga-los das
antenas (isto sim é importante). Certamente que as paredes rebentam pelas
costuras, mas isso acontece na mesma se tiver-mos azar!*
*A unica coisa que poderemos fazer é mesmo "rezar" e arranjar um seguro que
aceite as condições. Nada mais que isso...Eu já vi os estragos provocados
por uma faisca numa estação de amador, com torre ligada à terra!...Ficou
tudo em carvão, e até liquefez os cabos!*
*
*
*73 CT4RK*

> *
>
> 73 Gomes CT1HIX
>
> ----- Original Message ----- From: "João Gonçalves Costa" <
> joao.a.costa  ctt.pt>

*

 Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.

*