ARLA/CLUSTER: Descargas electricas

Gomes ct1hix sapo.pt
Sexta-Feira, 18 de Fevereiro de 2011 - 03:00:26 WET


Boas
Agradecia que desse uma vista de olhos nos artigos da ARRL em http://www.arrl.org/lightning-protection
As minhas afirmações baseiam-se na leitura e interpretação destes textos.
No primeiro artigo escrito em Junho de 2002 no ponto "Lightning Characteristics", mesmo no final o seu autor afirma:
"Yes, there is usually more than one impulse. The reason that we perceive a lightning strike to flicker is that it is composed of an average 3 to 4 impulses per lightning strike. The typical interval between impulses is approximately 50 mS."
Eu tenho bem presente a diferença entre impedancia e resistencia.
Não fica de fora a possibilidade de ter interpretado mal o texto, pois sou um autodidacta da língua Inglesa!
Caso tenha dado uma informação errada, peço a todos as minhas desculpas.
O que nunca errou que atire a primeira pedra...
Brummmmmm, brummmmmmmmmm

73 Gomes CT1HIX


----- Original Message ----- 
  From: Carlos Mourato 
  To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA 
  Sent: Thursday, February 17, 2011 11:42 PM
  Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Descargas electricas


  Boas noites prezados OMs. Ora aqui está mais um tema interessante, e como tal deixem-me "meter a colherada".





  2011/2/17 Gomes <ct1hix  sapo.pt>

    Boas
    João vai-me desculpar mas a tensão depende da impedância da torre ou da arvore que essa corrente vai encontrar para chegar à terra.



  Colega Gomes!...Impedância existe apenas em corrente alternada., pois o seu calculo implica que exista frequência. Tensões estáticas como as armazenadas nas nuvens são corrente continua e nada mais que isso, como tal o que existe e conta no momento da descarga é a resistencia em ohms. Impedância poderá ter algum peso nas correntes harmónicas como vai ver mais adiante.


    O "jogo" está em diminuir ao máximo essa impedancia.

  Resistencia e não impedância. estamos a falar basicamente de DC.


    Se pensarmos em DC, o que não está correcto pois um raio é uma corrente pulsante, 
  Errado. É DC pura e um raio não é pulsante. Pode descarregar entre nuvens com potenciais diferentes, entre terra / nuvens ou entre nuvens / terra. Como descarga de uma tensão estática é DC pura. O que acontece e o que pode estar relacionado com Z, é que como uma descarga diabólicamente forte como uma raio, representa um impulso  electromagnético extremo com a forma de onda quadrada, e que gera harmónicas que se estendem até frequências muito elevadas,  devido às constantes L/C dos circuitos de escoamento à terra. Estas harmónicas ao carregarem o circuito LC, provocam uma oscilação de HF que pode ser tomada como corrente alterna. No entanto esta AC "provocada", é muito reduzida em comparação à descarga do raio em si. 




    descarregar uma corrente de 80000A numa torre que tem uma resistência de 0,1 ohm vamos ter na ponta da torre uma tensão de 8kv, isto considerando a resistência da terra
  Uma faísca pode variar entre pouco mais de um milhar de amperes e mais de duas centenas de Kamperes. 
  Aqui pode ver a corrente das descargas. Coloque o apontador do rato sobre a descarga e veja os Ka e a hora.  http://www.meteo.pt/pt/otempo/trovoada/


  Aqui sim, e como disse no  
    zero, o que é impossível!
    Se pensarmos ainda em DC, o que volto a salientar que não está correcto, a meio da torre se ela for uniforme, temos uma tensão com metade do valor 4kV, por esta razão nunca se deve fazer sair os cabos a meio da torre.

  Colega! Os cabos levam uma porrada tão forte ou mais que a torre, pois são melhores condutores do que a torre. A faisca ao atingir o topo do sistema não atinge só a torre, mas sim antenas, cabos etc!  Normalmente os cabos são pulverizados...


    Como a corrente de um raio é pulsante passamos a ter uma impedância, cujo valor varia conforme a frequência de "pulsação" aumentando e muito a resistência a passagem dessa corrente para a terra, o que  resulta num aumento das  tensões na ponta da torre para muitas centenas de milhares de volts.

  A ideia não anda longe da realidade. São as correntes harmónicas que o colega se quer referir. mas mais uma vez não são pulsos, mas sim AC devido à carga e descarga do circuito LC do escoamento á terra.


    Isto também serve para explicar a razão pela qual se deve ligar a malha dos cabos na base da torre à terra. Ao não faze-lo estamos a meter esse potencial enorme dentro de nossa casa!!!
    Mas desligar os cabos e não ligar à terra continua a não ser boa opção...

  O colega tem razão neste aspecto, mas na minha opinião é deixar-mo-nos de fantasias e rezar umas quantas "avé marias e uns pai-nossos", para manter afastados os raios das nossas antenas. Se tiver o azar de cair uma faisca dessas de mais 100 Kamp na sua antena, o melhor é nem estar em casa!...Não vai haver cabos, ligações à terra, descarregadores etc, que lhe valha, pois vai tudo pelos ares!!!. 
  Pessoalmente, tenho um sistema de desligar todos os cabos na janela, o que faço sempre que espero trovoadas, ou me ausento do QTH por dias. Não sou da opinião de ligar antenas e torres à terra, pois isso facilita que o sistema seja atingido por descargas. Se isolar o sistema ou o deixar com uma terra dificiente, existem menos probabilidades de ser atingido por uma descarga e ao mesmo tempo protejo minimamente os equipamentos, ao desliga-los das antenas (isto sim é importante). Certamente que as paredes rebentam pelas costuras, mas isso acontece na mesma se tiver-mos azar!
  A unica coisa que poderemos fazer é mesmo "rezar" e arranjar um seguro que aceite as condições. Nada mais que isso...Eu já vi os estragos provocados por uma faisca numa estação de amador, com torre ligada à terra!...Ficou tudo em carvão, e até liquefez os cabos!


  73 CT4RK


    73 Gomes CT1HIX

    ----- Original Message ----- From: "João Gonçalves Costa" <joao.a.costa  ctt.pt>
    To: "'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'" <cluster  radio-amador.net>
    Sent: Thursday, February 17, 2011 1:30 PM
    Subject: RE: ARLA/CLUSTER: Descargas electricas



    Pois,

    Se analisarmos "friamente a questão" sem qualquer duvida que “a melhor protecção contra raios é ter um bom seguro!”.

    A ideia de ligar, alias recomendada para toda e qualquer instalação radioelectrica, a estrutura metálica da torre à Terra, é algo que quem já viu o efeito provocado neste pára-raios por uma poderosa descarga não esquece facilmente. Os cálculos apontam para intensidades da ordem de 10 000 a 80 000 A, mas existem registos em torno de 250 kA para uma tensão eléctrica da ordem de 10 MV.

    Da minha parte, desligo as antenas dos rádios afastando o mais possível as "ponta solta" de tudo que seja metálico e alem de rezar a Santa Barbara, vou ver imediatamente a validade da apólice do seguro.

    João Costa, CT1FBF

    ________________________________

    De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Gomes
    Enviada: quinta-feira, 17 de Fevereiro de 2011 12:45
    Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
    Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Descargas electricas



    Boas

    Não me parece que seja assim tão simples, alias desligar o cabo do rádio e não o ligar à terra é um erro!

    Com esse procedimento poderão surgir tensões na "ponta solta" do cabo de muitas centenas de milhares de volt, que vão com toda a certeza arranjar caminho para chegar à terra, destruindo tudo à passagem.

    A ligação da torre à terra tem que ser bem feita, pois se for mal executada só serve para “atrair” o raio não tendo depois capacidade para fazer a sua descarga, o que piora ainda mais o cenário.

    É extremamente difícil e caro, podendo não ser eficaz, fazer uma protecção contra raios que atinjam directamente a nossa instalação, no entanto existem “soluções” que devemos aplicar, com o objectivo de minimizar os estragos.

    Não devemos esquecer que apesar de não ser tão grave, a queda de um raio próximo do nosso QTH pode provocar grandes danos e ai as “soluções” que antes não eram eficazes podem tornar-se muito importantes.



    Exemplos do que podemos fazer:

    -usar cabos de secção avantajada pois estamos a lidar com correntes altíssimas.

    -aterrar a torre de forma eficaz.

    -os cabos devem sair pela base da torre, o mais próximos do chão, nunca pelo meio!!!

    -fazer um shunt ao rotor (entre o mastro que serve de suporte ás antenas e a torre).

    -ligar a malha dos cabos coaxiais à terra na base da torre.

    -ligar a malha dos cabos à terra antes de entrarem no nosso QTH.

    -tudo, mas mesmo tudo, na estação deve estar ligado na mesma terra, com ligações as mais curtas possíveis.

    -a terra da torre deve ser ligada à de protecção do nosso QTH.

    -no interior da nossa estação, conectar os cabos de antena à terra e porque o mais importante é a vida, sair do shack!!!



    Para concluir, escreveu um colega num artigo que li sobre este assunto que, “a melhor protecção contra raios é ter um bom seguro!”…



    73 Gomes CT1HIX

    ----- Original Message ----- From: Renato Encarnação <mailto:ct7abr  gmail.com>
    To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA <mailto:cluster  radio-amador.net>
    Sent: Thursday, February 17, 2011 12:47 AM
    Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Descargas electricas

    Boas colega.

    Uma maneira simples de evitar uma avaria de um radio em caso de descarga é simplesmente desligar o cabo do rádio e afastá-lo suficientemente.
    Mas para proteger a habitação é mais complicado. Se as antenas estiverem a uma distancia grande do telhado, basta ligar o suporte das mesmas à Terra.

    Assim qualquer descarga escoará pelo cabo de terra (deve ser grosso) e não pelas paredes da casa (o raio tentaria entrar pela parede para as vigas de ferro...)

    73 de CR7ABR
    Renato


    2011/2/17 filipe mesquita <filipesilva960  gmail.com>


    Boa noite,

    Após esta noite ter caído um raio muito próximo de mim fiquei com
    bastante receio de cair um raio nas minhas antenas e danificar não só
    o radio mas a minha habitação.

    Gostaria de pedir concelhos de como procederei em caso de descargas
    atmosfericcas.

    Obrigado.73´s   CT2JSF

    --
    Com os meus respeitosos cumprimentos.

    _______________________________________________
    CLUSTER mailing list
    CLUSTER  radio-amador.net
    http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster



    ________________________________

    _______________________________________________
    CLUSTER mailing list
    CLUSTER  radio-amador.net
    http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster







    --------------------------------------------------------------------------------



    _______________________________________________
    CLUSTER mailing list
    CLUSTER  radio-amador.net
    http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster




    _______________________________________________
    CLUSTER mailing list
    CLUSTER  radio-amador.net
    http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster





  -- 
  Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

   Warning
  Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. 


  Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.
  ----------------------------------------------------------- 






------------------------------------------------------------------------------


  _______________________________________________
  CLUSTER mailing list
  CLUSTER  radio-amador.net
  http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20110218/136baed0/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER