ARLA/CLUSTER: Agregado vertical

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

E lembrei-me ainda, que mesmo com o sistema da colocar as antenas em
paralelo, como se faz em radiodifusão, e depois utilizar um transformador de
1/4 de onda para elevar a Z de 12,5 ohms para 50 ohms no caso de 4 antena de
50 ohms, tambem deve funcionar em multiplos impares de frequencia, porque o
transformador de impedâncias usado nesses sistemas, e apesar de parecer uma
coisa estranha, não passa de um transformador coaxial de 1/4 de onda, feito
à medida da relação de transformação. Os combinadores de antenas utilizados
por vós la na broadcasting, devem estar cortados para perto da QRG em causa,
mas serão de alguma largura de banda. Por exemplo para 100 MHz, devem ter
uns 70 ou 75 cm de comprimento, ou seus multiplos impares, tipo 2,10m
etc.!!!! ...Será?? O que deve variar, é a relação da dimensão entre o
condutor interno e o tubo externo, de modo a combinar  antenas de qualquer
impedância. Este sistema, tem a vantagem de se poder utilizar qualquer
numero de antenas, e não o conhecido 2, 4, 8, 16. pois sendo a  Zt = SQR
ZinXZo, logo este pode ser fabricado por medida, para qualquer relação de
transformação.

73 de CT4RK