ARLA/CLUSTER: Agregado vertical

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Manuel

Em principio deve dar, porque os transformadores utilizam linhas de 1/4 de
onda, ou multiplos impares.  Se assim não fosse, mesmo em 70cm  seria muito
dificil colocar duas ou mais antenas em qualquer formação, pois os troços de
1/4 de onda teriam 11,5 cm (1/4 X 0,66 como exemplo). Desta forma, por
exemplo, seria  impossivel empilhares uma formação de 4 dipolos separados no
minimo 1/2 onda. A unica maneira é mesmo utilizar os multiplos impares de
quarto de onda, onde obterás sempre e para qualquer valor impar, uma
desfasagem de 90º, necessária ao transformador coaxial.

73 de CT4RK