ARLA/CLUSTER: Super Tropo

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Quinta-Feira, 2 de Setembro de 2010 - 20:12:43 WEST

Olá Mario.
As ondas longas e média, têm um comportamento muito peculiar.
Devido ao enorme comprimento de onda, é inevitável que a terra exerça grande
influencia na propagação.
As antenas, são gigantescas e inevitavelmente perto do solo relativamente ao
comprimento de onda.
Assim sendo, estes emissores  são sempre polarizados verticalmente e em
terrenos planos sem acidentes.
Devido à baixa frequência e efeito da terra, não é possível  receber estes
emissões por via espacial, pois as ondas  directa e reflectida são
canceladas mutuamente devido  desfasamento de 180º.
Assim, recebemos sempre por onda terrestre, que é a onda sobrevivente às
garras do cancelamento.
O problema, é que as ondas de radio, sofrem o mesmo efeito das ondas do mar,
ou seja, deslocam-se mais lentamente junto ao solo do que no espaço, e assim
sendo, a onda vai-se deitando, e passados alguns quilómetros de distancia da
antena, a onda já está em polarização horizontal.
Este efeito é bem conhecido dos low-band DXres, por isso é que usam
beverages bem rentes ao solo e na horizontal para receber, e verticais para
emitir.

  As distancias  medias por via terrestre  alcançadas nas diversas bandas
pode ser calculada.

   Frequency (MHz)

Km

1.8