ARLA/CLUSTER: Super Tropo

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 2 de Setembro de 2010 - 21:36:41 WEST

Colega Mário
A propagação em Onda média, exclusivamente usada para radiodifusão, utiliza
quase em 100% dos casos a propagação por onda terrestre. este tipo de
propagação, não é influenciado pela actividade solar, nem pelas condições
ionosféricas. No entanto poderá o colega perguntar porque é que nós não
utilizamos esse modo!!!.Porque à medida que a frequência sobe, as perdas de
terra no modo onda terrestre (landwave) sobem exponencialmente, e atingem
valores elevados muito rapidamente. Com excepção dos 160m onde ainda podemos
fazer umas boas dezenas de km em landwave, todas as outras bandas, ficam
limitadas a uns escassos km de propagação por onda terrestre. Ao passo que a
frequencia sobe, a landwave passa a ser substituida pela linha de vista. Por
exemplo em VHF, as comunicações processam-se em linha de vista, e deste modo
aproveitam os ductos troposfericos. A onda média, não se propaga durante o
dia por reflexão ionosférica, porque a camada "D", é extrema na absorção de
frequencias baixas, e não deixa a onda de rádio atingir as camadas
superiores. Pela noite, a camada "D", deixa de estar ionosada, devido ao
desaparecimento do sol e torna-se inerte ou inexistente. Desta forma a onda
média atinge a ionosfera e propaga-se por skywave, reflectindo-se na
ionosfera, e alcançando lugares longinquos. Para resumir este palavreado
todo, a onda média de noite chega longe, porque a camada "D" fica inerte,
permitindo a frequencias mais baixas atingirem a ionosfera.
Por exemplo a onda longa usa exclusivamente a landwave para se propagar. Vão
ali entre os 300KHz e os 400 KHz, escutar os NDB, e vejam como se escutam
BEACONS de bem longe em onda longa.

73 CT4RK