ARLA/CLUSTER: Super Tropo

Mário Osório ct2htm gmail.com
Quinta-Feira, 2 de Setembro de 2010 - 19:34:45 WEST

*

Boa tarde

Aproveito este tema do tropo-ducting para perguntar ao colega Matias até que
distância se pode considerar um bom take-off para as bandas de HF,  VHF e
UHF? Pelo que li algures parece que quanto menor a frequência mais pode ser
dentro do continente. esta teoria até tem lógica porque há menos absorção!
Estou a lembrar-me do emissor AM da RR dos 594 kHz em Muge, no entanto
outros emissores há em zonas mais interiores (Castelo Branco, Chaves,
Viseu).

Saudações a todos

73´de CT2HTM

Mário*