Re: ARLA/CLUSTER: Identificação de estações repetidoras de fonia em VHF/UHF

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Sexta-Feira, 22 de Outubro de 2010 - 11:42:12 WEST

Caro Colega Sérgio
Concordo em absoluto.
Esses identificadores em fonia são um bom exemplo de como se pode por vezes
ser estragar coisas que estavam boas.
Aqui há uns anos, houve uma politica de ataque ao CW, e tentou-se correr com
ele de tudo quanto fosse radioamadorismo.
Os identificadores em CW nos repetidores eram de extrema eficiência e nada
prejudiciais aos QSO's.
Quando se passou para estes identificadores em fonia, rapidamente começaram
a interferir com os QSO´s em tráfego e causando irritabilidade a quem escuta
o repetidor.
Para mais, quase todos têm uma lenga-lenga muito extensa e cheia de dados
inúteis.
Quase que é uma publicidade que ocasionalmente passa na radio vangloriando a
associação responsável.
O mais, curioso, é que os demais repetidores "civis" têm identificadores  em
CW e os de radioamadores que são presentemente
o garante da sobrevivência do CW, têm os repetidores em fonia. irónico.

Há pessoas que acham que o identificador é para os radioamadores saberem que
repetidor estão a escutar, mas não é.
Qualquer radioamador sabe muito bem que repetidor está a escutar.
Tal como as nossas matriculas nos carros, são para as autoridades
nos identificarem, não as pessoas que nos vêem passar.
Os identificadores servem para a Anacom identificar o repetidor e se a
Anacom não tem ninguém que saiba CW, que arranje.

Eu por mim, que até era assíduo utilizador deste serviço, desde que
os identificadores em Fonia começaram, nunca mais tive pachorra para os
ouvir.

Felizmente já começam a ressurgir de novo repetidores com identificador em
CW, coisa que por certo agrada aos seus utilizadores

73
Bom fim-de-semana
Matias
CT1FFU-CR5A

No dia 22 de Outubro de 2010 10:10, Sergio Matias