Re: ARLA/CLUSTER: Acta da 2ª Reunião Inter-Associações a 13 de Novembro de 2010

Radiophilo radiophilo gmail.com
Quarta-Feira, 24 de Novembro de 2010 - 23:39:16 WET

Caro Mourato,

Muito obrigado. Foi um prazer ler a sua resposta, franca, directa e
descomplexada, como aliás outra coisa não seria de esperar. Bem sei que tem
um gosto particular pela área técnica, mas devia considerar dedicar-se às
vendas. Já tenho a minha proposta para sócio da ARLA prontinha para enviar,
hi.

Por motivos que por enquanto desconheço, a "minha" associação não participou
desta reunião, nem me consultou ou informou do que quer que fosse a este
respeito. É certo que isso em nada diminui a minha estima por ela, e nem por
um instante me fará vacilar como seu sócio bendizente, mas torna-se claro
que o serviço que me presta não é completo e preciso portanto de arranjar
outra para o complementar.
Estando o Distrito de Leiria geograficamente mais próximo de mim do que o
Litoral Alentejano, ainda assim optei por me propor como sócio da ARLA. Para
além da simpatia que a ARLA já me merece, sei também que, caso me aceitem,
não terei que decorar contrasenhas nem praticar apertos de mão complicados.

Voltando ao tema em apreço, os pontos 1 e 2 estão resolvidos. Monovia é o
termo em Anacomês para linque. Li-o no QNAF e usei-o apenas por graça.

Não formulei correctamente a questão 3 e peço desculpa. É natural que as
associações reunam com a Anacom e façam as suas propostas frequentemente e
sempre que necessário. Simplesmente, face à anunciada elaboração de novo
regulamento por parte da Anacom, pretendia perguntar se haveria tempo para
nova reunião interassociações para discutir os outros temas que são
geralmente tidos como mais importantes e dos quais ninguém deu cavaco até
agora.
Entendo da sua resposta que afinal algumas dessas propostas foram redigidas
e entregues, mas por cada associação separadamente, e portanto as questões
3. e 4. ficam também respondidas. Ou pelo menos parcialmente, já que dos
conteúdos das propostas... nicles.

Resta o ponto 5 que muito francamente é o que me preocupa mais. Não sou
partidário da "desregulação", nem estou a dizer que a expressão "mínimo
essencial" é fácil de definir, mas acredito que para cada ímpeto regulador
deve haver sempre uma força oponente e equilibrante que pergunte se é "mesmo
necessário" ou se "será demais".
Há que aprender com a história, começar do mais liberal para o mais
restritivo e corrigir os problemas que surgem, primeiro no foro dos amadores
individuais, depois das associações e só por último se deve recorrer ao
regulador.
Também não estou a dizer que isto não está a ser feito, mas como estes
assuntos não são publicamente discutidos nem as propostas divulgadas, não
sinto nenhum constrangimento em levantar estas questões.
Lembro que o excesso de regulação pode causar tanto caos como a sua falta.
Basta um OM pôr-se um dia a fazer experiências para que o vizinho que não
gosta dele pregue uma queixa na Anacom, com ou sem razão. Se a lei fôr
demasiado restritiva poderemos estar a impedir ou a dificultar o
desenvolvimento e proliferação de modos novos ou experimentais.

Finalmente, isto leva-me a algumas conclusões. Se bem entendi, as
associações têm falado com a Anacom. Algumas discutem os assuntos
internamente outras nem por isso. Algumas elaboram as suas propostas e
apresentam à Anacom sem dar cavaco a ninguém. Umas discutem com algumas
outras umas quantas propostas, mas não todas, e apresentam tudo à Anacom. E
outras ainda não se sabe bem o que fazem, se é que fazem alguma coisa. De
fora ficam ainda os radioamadores que não são associados e isto tudo num
universo de apenas cerca de 5000 radioamadores, se não me engano.
Com tanto blogue, forum, lista, cluster, website, sei lá.... Com tanto meio
para promover a discussão pública, não entre os associados, mas entre os
radioamadores!
E isto num momento em que se discutem futuras possibilidades de
regulamentação que nos afecta a todos!
Como é possível? Estará a escapar-me alguma coisa?

73,
António Vilela
CT1JHQ