ARLA/CLUSTER: Acta da 2ª Reunião Inter-Associações a 13 de Novembro de 2010

Pedro Ribeiro (CR7ABP) cr7abp gmail.com
Quinta-Feira, 25 de Novembro de 2010 - 01:15:21 WET

Permitam-me alguns comentários com a minha opinião sobre alguns pontos ...

On 24-11-2010 23:39, Radiophilo wrote:

> [...]
> recorrer ao regulador.
> Também não estou a dizer que isto não está a ser feito, mas como estes
> assuntos não são publicamente discutidos nem as propostas divulgadas,
> não sinto nenhum constrangimento em levantar estas questões.
> Lembro que o excesso de regulação pode causar tanto caos como a sua
> falta. Basta um OM pôr-se um dia a fazer experiências para que o
> vizinho que não gosta dele pregue uma queixa na Anacom, com ou sem
> razão. Se a lei fôr demasiado restritiva poderemos estar a impedir ou
> a dificultar o desenvolvimento e proliferação de modos novos ou

A regulação é sempre um "pau de dois bicos", idealmente passávamos bem
sem ela, no entanto dada a necessidade de harmonizar e limitar
comportamentos extremos que possam colidir com a maioria da comunidade e
com as boas praticas consolidadas ao longo dos anos, torna-se
infelizmente necessária.

Em relação a outras áreas que tambem acho terem ficado um pouco para
trás, imagino que terá sido mais uma questão de prioridades e
necessidade de concertação de opiniões entre associações, algumas das
outras áreas não gerariam tanta controversia e a associação X ou Y que é
mais especializada nessa área terá feito uma proposta logo do agrado das
restantes, dispensando apuramento.

Vê-se por aí muita conversa, é intrínseco da natureza do nosso hobby, no
entanto para produzir regulamentação não há muitos a darem o seu tempo ...
Será mesmo preferível para alguns aspectos continuarmos sem
regulamentação que ser aplicada uma desadequada ou ficarmos anos a
tentar fazer uma biblia da regulamentação de todos os aspectos do hobby
e só acabarmos a tarefa daqui a uns anos.
Fica para a próxima ronda ...

> Finalmente, isto leva-me a algumas conclusões. Se bem entendi, as
> associações têm falado com a Anacom. Algumas discutem os assuntos
> internamente outras nem por isso. Algumas elaboram as suas propostas e
> apresentam à Anacom sem dar cavaco a ninguém. Umas discutem com
> algumas outras umas quantas propostas, mas não todas, e apresentam
> tudo à Anacom. E outras ainda não se sabe bem o que fazem, se é que
> fazem alguma coisa. De fora ficam ainda os radioamadores que não são
> associados e isto tudo num universo de apenas cerca de 5000
> radioamadores, se não me engano.

Associados ou não, pelo que ouvi, existirá um período de consulta
pública sobre a regulamentação e (espero) sobre a revisão do DL 53/2009,
nessa altura poderemos individualmente fazer ouvir a nossa opinião
directamente ao regulador.

Por este andar, lá para Abril de 2012 deve sair a nova lei que me deixe
fazer o exame de categoria 2 ...
Fica a esperança que a minha pequena contribuição para o processo seja
pelo menos útil a outrem ...

73!

--
Pedro Ribeiro