ARLA/CLUSTER: Butternut HF6V

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Colega FZI

Na realidade é melhor um simples dipolo para DX do que a mais famosa das
verticais (é a minha opinião baseada em 33 anos destas lides.). As verticais
são muito ruidosas mesmo em relação às perturbações electromagnéticas
naturais, como sejam a estática atmosférica e demais "QRN". Quanto á W3DZZ
eu tenho uma que construí para 40 e 80m e trabalha muito bem nessas bandas.
Já nas mais altas, tambem sintoniza, se usar um sintonizador, mas o
rendimento deixa a desejar. Para fazer as bandas todas, aconselho-lhe uma
G5RV, que mesmo em V invertido funciona muito bem até aos 10m. Mantenha a
linha aberta o maximo possivel na perpendicular aos elementos (não precisa
ser na vertical), e com a tal ajuda, tem uma antena eficiente nas bandas
todas. E se tiver espaço pode ir até aos 160m, que é uma banda muito
interessante.
No entanto para um verdadeiro DXer, o material a utilizar, deve
obrigatoriamente de passar por uma boa YAGI  de 3 ou mais elementos. O resto
são paisagens radioamadoristicas e comerciais!!!
Certamente haverá por aqui muitos colegas mais habilitados a falar de
sistemas para DX do que eu, visto eu não ser propriamente um aficionado
muito voltado para DX. Sou mais da "velha guarda" em que se faziam QSOs e se
passava o nome, o QTH, as condições de trabalho, a antena, o WX, o sinal
real, etc...Sinceramente o DX moderno, do chamado "radio sport" ( que raio
de coisa...Ainda não digeri lá muito bem esta modernice) não me interessa
minimamente, pois a resposta não passa dum seco e instantâneo "five nine"
mesmo que estejamos a chegar a nivel de ruido, e depois nem se fala mais do
assunto porque é sempre a aviar, e venha a estação que se segue.

73 de CT4RK