ARLA/CLUSTER: Butternut HF6V

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 14 de Maio de 2010 - 18:35:40 WEST


Caro colega Luís, CT2FZI.

Eu com metade dos anos de experiencia do Carlos Mourato, concordo e subscrevo na totalidade.
 
Para mim, que não sou um verdadeiro DXer, a G5RV é, e desde que se tenha espaço suficiente para a instalar, a antena de eleição.

Na minha estação adicional na Beira Serra (CT1FBF/1), faz parte do acervo para onda curta uma AV3(10,15 e 20m) da Cushcraft, uma G5RV e uma espécie de "longwire" (Mourato, já sei que só se chama isto a uma antena no mínimo com uma onda completa) para os 80 e 160m.
 

João Costa, CT1FBF

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Carlos Mourato
Enviada: sexta-feira, 14 de Maio de 2010 18:14
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Butternut HF6V


Colega FZI 

Na realidade é melhor um simples dipolo para DX do que a mais famosa das verticais (é a minha opinião baseada em 33 anos destas lides.). As verticais são muito ruidosas mesmo em relação às perturbações electromagnéticas naturais, como sejam a estática atmosférica e demais "QRN". Quanto á W3DZZ eu tenho uma que construí para 40 e 80m e trabalha muito bem nessas bandas. Já nas mais altas, tambem sintoniza, se usar um sintonizador, mas o rendimento deixa a desejar. Para fazer as bandas todas, aconselho-lhe uma G5RV, que mesmo em V invertido funciona muito bem até aos 10m. Mantenha a linha aberta o maximo possivel na perpendicular aos elementos (não precisa ser na vertical), e com a tal ajuda, tem uma antena eficiente nas bandas todas. E se tiver espaço pode ir até aos 160m, que é uma banda muito interessante.
No entanto para um verdadeiro DXer, o material a utilizar, deve obrigatoriamente de passar por uma boa YAGI  de 3 ou mais elementos. O resto são paisagens radioamadoristicas e comerciais!!!
Certamente haverá por aqui muitos colegas mais habilitados a falar de sistemas para DX do que eu, visto eu não ser propriamente um aficionado muito voltado para DX. Sou mais da "velha guarda" em que se faziam QSOs e se passava o nome, o QTH, as condições de trabalho, a antena, o WX, o sinal real, etc...Sinceramente o DX moderno, do chamado "radio sport" ( que raio de coisa...Ainda não digeri lá muito bem esta modernice) não me interessa minimamente, pois a resposta não passa dum seco e instantâneo "five nine" mesmo que estejamos a chegar a nivel de ruido, e depois nem se fala mais do assunto porque é sempre a aviar, e venha a estação que se segue.

73 de CT4RK

2010/5/14 CT2FZI IM58KR <ct2fzi  gmail.com>


	Obrigado colega Carlos,
	
	Isso e' um dado interessantissimo, isto e', o objectivo seria naturalmente uma utilizacao para DX. Eu nao consigo montar a mais de 2 metros de altura da placa da dita "casa das maquinas". Tenho uma torre com essa altura, mas assim irei colocar uma antena para 6/2/70cm vertical.
	
	Mas, a questao que levantou a seguir a posicao elevada da antena e' que me e' relevante, isto e', a zona onde vivo [centro de Lisboa] e' muito dada a ruido/QRM/RFI, as siglas todas :D
	
	Possivelmente irei entao optar por montar uma horizontal, ate a tenho em fase de construcao [uma W3DZZ melhorada que faz 80/40/20/15/10/4/(6 com "ajudinha) com SWR 1.7:1 nestas bandas.
	
	Com a vantagem de medir apenas 32 metros sensivelmente, acho que consigo usa-la em V invertido.
	
	OK, ganhei com isto uma antena multibanda para activacoes, nao e' verdade? :)
	
	Obrigado!
	
	
	
	
	2010/5/14 Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com> 


		Colega CT2FZI 

		Tenha em atenção uma coisa. Se elevar o ponto de alimentação da antena (elevando a antena) fica com um angulo de radiação mais baixo e melhor para DX. Se for ao contrário fica com um angulo elevado e melhor para distâncias mais pequenas.
		Eu tenho a minha vertical a 1,5m da placa e está excelente para NVIS e Europa, mas para DX embora se faça alguma coisa, não é o ideal. Nos 40m para dentro da Peninsula é igual ao dipolo de meia onda. e às vezes até melhor.
		A minha antena é uma antena de meia onda, tipo R7 da crushcraft, e como radiais apenas tem 6 varetas de inox com cerca de 1,20m na base. Faz dos 40 aos 10m incuindo os 17 e 12m.
		As verticais são sempre mais ruidosas do que as horizontais.

		73 de CT4RK
		



	 

		[SNIP]





	-- 
	73 de Luis, CT2FZI
	
	http://www.qsl.net/ct2fzi
	

	_______________________________________________
	CLUSTER mailing list
	CLUSTER  radio-amador.net
	http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
	
	




-- 
Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente
----------------------------------------------------------- 







Mais informações acerca da lista CLUSTER