ARLA/CLUSTER: Butternut HF6V

CT2FZI IM58KR ct2fzi gmail.com
Sexta-Feira, 14 de Maio de 2010 - 10:03:27 WEST

Bom dia a todos em particular ao nosso Colega Pinheiro.

Obrigado pela ajuda e informacao.

Na verdade a operacao deste tipo de antenas [HF6V] e similares, que em vez
de terem "load" no ponto de alimentacao - necessitando assim dos radiais que
nao sao nem mais nem menos do que a outra metade da antena - torna-se
complexa num telhado.

Este tipo de antenas e' amplamente utilizado quando existe espaco (deve
ler-se terreno aberto) para a sua instalacao proxima do solo e com a
instalacao de radiais, quer enterrados, quer mesmo sobre o solo.

Queria apenas confirmar que estas minhas suspeitas eram de facto realidade,
ou seja, para se tornar mesmo eficiente e' preciso radiais. Assim sendo, sem
uma boa instalacao de radiais ou plano de terra basicamente um dipolo e'
muito mais eficiente! Estamos a falar de perto de 10dBi, cerca de 3 a 4
pontos no S meter.

Antes de fazer a questao aqui neste quorum li todos os pdf's do fabricante e
de fabricantes com produtos semelhantes, para procurar algumas dicas. Sao
extensas, completas, mas invariavelmente a conclusao e' a mesma: radiais,
minimo 4, espacados por 90º e por cada banda.

Na configuracao actual do meu telhado isso nao e' possivel... :) So queria
que alguem me dissesse "liga a massa da antena 'a canalizacao de agua que
isso funciona" mas pronto...

No que respeita a "dipolos encurtados" a verdade e' que iria necessitar de 2
por banda, o que mecanicamente se tornaria um pouco dificil de obter.
Encurtando apenas para as bandas dos 80M e 40M talvez funcionasse, enquanto
que as outras bandas poderiam usar radiais de "fio". E' a solucao a
considerar, estou em crer. Terei que estudar a dificuldade da mecanica desta
aplicacao (deve ser reduzida) mas certamente que o trabalho sera
proporcional aos resultados.

Considerando essa hipotese estamos a falar de 4 meios dipolos encurtados por
banda, porque caso usasse apenas dois - e dependendo da banda - poderia
existir um comportamento mais direccional nos lobulos de ganho e de
transmissao.

Certo e' que assim a antena iria ficar ressonante de uma forma muito
correcta, "sharp" :)

Queria portanto partilhar convosco este site:

http://www.k7mem.150m.com/Electronic_Notebook/antennas/shortant.html

Aqui podem verificar uma forma simples de "encurtar" uma antena monobanda
tipo dipolo, com os respectivos calculos de indutancia, capacitancia, e
dimensoes especificas quer dos enrolamentos, quer dos comprimentos dos
radiais.

Numa consulta muito rapida verifica-se que para uma eficiencia proxima dos
80% o comprimento minimo para metade de um dipolo para os 80M e' de 7 metros
sensivelmente. Mecanicamente e' dificil fazer uma cruz de 14 metros :)

Sera que vou ter que deixar esta antena reservada para expedicoes e
activacoes e ferias montando-a sempre ao nivel do chao com radiais a volta?

Abraco, vou continuar com as minhas duvidas :)

--
73 de Luis, CT2FZI

http://www.qsl.net/ct2fzi