ARLA/CLUSTER: Butternut HF6V

Carlos Pinheiro karlus.pinheiro gmail.com

Caro Luís, CT2FZI,

Conforme referido pelo Júlio, CT1BWI, tive de facto uma vertical montada no
telhado, mas era uma Titan DX, bastante diferente da sua nomeadamente por
não ter radiais... nem traps...

De facto a antena é alimentada a cerca de 1/3 da sua altura e portanto é uma
espécie duma Windom, mas na vertical...

Claro que num prédio com elevadores, onde dá mesmo jeito montar antenas no
telhado, é na "casota" dos ditos, mas o problema é que andei meses a pensar
que o ruído enorme que tinha em quase todas as bandas de HF, principalmente
nos 15m, provinha dos PLC's e afinal, no meu caso eles não tinham culpa
nenhuma, pois a interferência era provocada pelos controladores dos motores
dos 2 elevadores.

Chamada a ANACOM e feitas as necessárias medições, foi confirmada a enorme
irradiação gerada pelos controladores, em caixas plásticas, portanto sem qq
blindagem, e quando eu supunha que a ANACOM iria sugerir "blindar" e filtrar
os tais controladores, o que era relativamente fácil de fazer,
aconselharam-me a colocar a ou as antenas o mais afastado possível da
referida casa das máquinas... ainda por cima, para eu ter muito cuidado com
a potência empregue nas transmissões, pois poderia interferir com o
funcionamento dos elevadores e colocar em risco a integridade física dos
meus vizinhos !!!

Parece anedota mas não é. A justificação da ANACOM é a de que os elevadores
já têm cerca de 20 e a legislação nessa altura em relação a RFI era muito
permissiva...

No seu caso tem a vantagem de que os radiais irão funcionar como um certo
isolamento radioeléctrico entre a antena e os controladores dos motores dos
elevadores.

Se eu puder ajudar em algo mais, é só dizer, boa sorte !!!

73 de CT1PT
Carlos Pinheiro