Re: ARLA/CLUSTER: Apresentação e avaliação do ano de vigência do DL nº 53/2009

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 31 de Março de 2010 - 11:06:49 WEST

Caros colegas
Na nova lei nem tudo é mau. Quando colocada em discussão publica quero
lembrar que foram apenas pouco mais de meia duzia de opiniões as que
chegaram à ANACOM. Por outro lado, quem viveu sob a alçada de outras
legislações, como foi o meu caso, que sou radioamador desde 1977, sabe o que
determinadas aberturas trouxeram ao radioamadorismo. Não quero com isto
dizer que esta lei é má ou boa, melhor ou pior. talvez seja apenas diferente
do que a grande maioria estava habituada, por força dos facilitismos em
demasia que deram os resultados que deram. Todavia, a questão que se levanta
em relação ao tempo de espera é realmente desmotivadora, mas talvez
necessária perante alguns exemplos passados. Como tal e perante os exemplos
encontrados, impõe-se  pelo menos uma forma de salvaguardar a admissão
imediata à emissão, daqueles que pelas suas capacidades técnicas ou outras,
demonstrassem que estariam preparados para responsávelmente começarem a
transmitir. Estariam incluidos nestes casos, pessoas com provas dadas de boa
ética operacional, adequados conhecimentos técnicos, ou ainda quem por
motivos contra sua vontade (por exemplo deslocação prolongada no
estrangeiro) tivesse perdido um indicativo anterior. A solução passaria (ou
passa) pela possibilidade de qualquer cidadão se poder candidatar ao exame
da classe 2 , sem que para tal tenha que ser aprovado em exame da classe 3 e
nela tenha que permanecido  pelo menos 2 anos. Assim já ninguem poderia
reclamar. Não queria estar dois anos em STBY, pois era muito
simples...Candidatava-se ao exame da classe 2 ou 1 e pronto....Passou,
 teria direito a ingressar na classe respectiva com todos os direitos
inerentes à mesma.

73 de CT4RK