ARLA/CLUSTER: RE: Novo Repetidor D-Star em Torres Vedras

Manuel Artur Rodrigues Manuel.Artur rr.pt
Segunda-Feira, 29 de Março de 2010 - 18:54:13 WEST

Bom então parece que não proferi nenhuma asneira.

Contudo fico mais uma vez satisfeito, pois já enriqueci o meu saber á custa do saber dos outros, neste caso o seu.

Obrigado

Manuel Artur
CT1AED
________________________________
De: cluster-bounces  radio-amador.net [cluster-bounces  radio-amador.net] Em Nome De Radiophilo [radiophilo  gmail.com]
Enviado: segunda-feira, 29 de Março de 2010 18:33
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: RE: Novo Repetidor D-Star em Torres Vedras

Caro Manuel Artur,

2010/3/29 Manuel Artur Rodrigues <Manuel.Artur  rr.pt<mailto:Manuel.Artur  rr.pt>>
Boa tarde.

Bom eu não queria gerar nenhuma polémica,<...>
Uma vez que se trata de discussão técnica isto a mim não me parece polémico, mesmo que haja divergência de entendimento. Certamente aprendemos uns com os outros. Esta conversa já teve o mérito de me pôr a rever a teoria básica da modulação de frequência só para evitar dizer grandes asneiras. Ainda assim não o posso garantir... hi hi.

mas já agora que estamos todos os dias a aprender, podem explicar-me o que se entende por desvio discreto e desvio continuo.
Eu sempre aprendi que desvio é a variação que a frequência da portadora possa ter, provocado pelo sinal modulante.
E estamos de acordo.

Aquilo a temos chamado de desvio (de seu nome completo "desvio de frequência"), é o valor máximo de uma grandeza que varia continuamente. Em função da amplitude do sinal modulante, assim a frequência instantânea se afasta "continuamente" da frequência central, até esse máximo. A isso os ingleses chamam "deviation" e nós chamamos "desvio".
Penso que estamos a falar da mesma coisa.

No caso de o sinal modulante ser discreto, por exemplo um trem de ondas rectangulares representando um sinal binário enviado em série, então também a variação de frequência instantânea é discreta, isto é, apresenta apenas 2 valores diferentes. A isto os ingleses chamam "shift" e nós chamamos "desvio" à mesma.

Posto de outra forma, o desvio continuo está para o FM como o desvio discreto está para o FSK.

Agora um repetidor tem sempre uma frequência de entrada e uma frequência de saída (que tem de ser diferentes), e que são fixas, e em certos casos a frequência de saída nem tem desvio.
Ex: Quando o repetidor vai para o ar sem ser modulado

Mais uma vez estamos de acordo. O desvio da frequência de saída do repetidor é uma coisa e o desvio entre a frequência de entrada e de saída é outra. Isto só reforça a necessidade de se explicitar o contexto quando se usam estes termos, quando isso não for evidente.

Note que o termo desvio tem mais significado quando aplicado ao "cliente" do repetidor do que ao próprio repetidor. Um repetidor recebe e emite simultâneamente nas respectivas frequências. No entanto um T/R que esteja a ser usado para aceder ao repetidor tem de desviar a frequência de operação para passar de um modo a outro.
Resumindo também se chama desvio á diferença de frequências de um repetidor?

Verifico que essa tem sido a prática usual e estou de acordo com essa prática, a menos que queira propor algum outro termo que lhe pareça mais adequado.

Cumprimentos,
António Vilela
CT1JHQ