Re: ARLA/CLUSTER: Pré amplificadores de mastro

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 23 de Março de 2010 - 18:29:58 WET

Olá Pedro
O Matias têm razão. Uma boa antena direcional e um bom cabo coaxial,
represenat uma mais valia para qualquer estação. O préamplificador, que deve
ser obrigatoriamente sintonizado para a banda pretendida (nada de wideband
amplifiers) só terá algum desempenho se for adequado às condições da linha
de transmissão, ou se o RX for duro.
No primeiro caso, e aqui acrescento um pouco ao que o Matias disse,  um
préamplificador  montado mesmo junto da antena, (no máximo 50 cm) não deve
ultrapassar o ganho que se obtem somando a figura de ruido e a perda de
inserção do cabo,  fichas, e circuito sintonizado de entrada do RX.
Assim se tiveres por exemplo um LNA (low noise amplifier) com 0,5 dB de
ruido, uma perda por exemplo em 23cm de 6 dBs incluindo as fichas. e mais 4
dBs no filtro helicoidal de entrada do RX se este o tiver, deves escolher um
amplificador que tenha 10,5 dBs de ganho, e nem mais um dB. O resto seria
apenas empurrar o S meter para a frente, e amplificar ruido. às vezes reparo
que existem colegas que usam amplificadores de 30 ou mais dBs e que dão
sinais de 9+20, quando na realidade S9 é só de ruido. Quanto ao aumentar o
ruido com o pre ligado é normal que isso aconteça, desde que ligeiramente, e
nada de fazer mover o SMETER. Toda a forma, as prestações de um bom previo,
só podem ser confirmadas com experiencias na presença de sinais no limiar do
ruido.
Cada rádio, linha de transmissão, antena, ruido local, e demais condições,
são são um caso particular, e o que funciona bem num lugar de pouca
densidade radioelectrica e pouco ruidoso, pode ser um caos no meio duma
cidade.

73 de CT4RK