RE: ARLA/CLUSTER: Pré amplificadores de mastro

Terça-Feira, 23 de Março de 2010 - 18:43:20 WET

Subscrevo na totalidade a excelente analise feita pelo António Matias, CT1FFU/CR5A.

Temos muita pena que alguns colegas em Espanha nunca tenham lido esta explicação, pois infelizmente apanhamos por lá, em muitos concursos, uns bons "crocodilos"....muita potencia de RF desperdiçada e nenhum "ouvido".

João Costa, CT1FBF

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de António Matias
Enviada: terça-feira, 23 de Março de 2010 17:50
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Pré amplificadores de mastro

Boas Pedro.
Fizeste a pergunta e deste a resposta.
Primeiro tens de sabes quais são as perdas intrínsecas das baixadas, banda por banda.
Sabes os valor das perdas do cabo e sabes a frequência.
Depois de chegares aos valores tens de compara-los com o N/F dos pre-amplificadores candidatos.
Por exemplo, se tiveres umas perdas de 1Db em 144  ou 2 DB´s e 432 e 3 db's em 1296
O que até não é nada mau. comparas...
Se o amplificador tiver por exemplo um MGF1304  que tem un NF muito abaixo deste valores, é sempre vantajoso.
Teoricamente, só tens a ganhar se  as perdas do cabo forem acima do Noise-Figure do Pre.,
Isto claro se o amplificador estiver no mastro.
Se o amplificador tiver figuras de ruído maiores que as perdas do cabo, então não compres, pois não tens vantagens nenhuma.

A melhor opção é sempre usar um cabo de baixas perdas, uma vez que a atenuação é nos dois sentidos.
Imagina, que 3Dbs é metade do sinal...

Melhores 73s
Matias