Re: ARLA/CLUSTER: Pré amplificadores de mastro

António Matias cr5a.contest gmail.com
Terça-Feira, 23 de Março de 2010 - 17:50:15 WET

Boas Pedro.
Fizeste a pergunta e deste a resposta.
Primeiro tens de sabes quais são as perdas intrínsecas das baixadas, banda
por banda.
Sabes os valor das perdas do cabo e sabes a frequência.
Depois de chegares aos valores tens de compara-los com o N/F dos
pre-amplificadores candidatos.
Por exemplo, se tiveres umas perdas de 1Db em 144  ou 2 DB´s e 432 e 3 db's
em 1296
O que até não é nada mau. comparas...
Se o amplificador tiver por exemplo um MGF1304  que tem un NF muito abaixo
deste valores, é sempre vantajoso.
Teoricamente, só tens a ganhar se  as perdas do cabo forem acima do
Noise-Figure do Pre.,
Isto claro se o amplificador estiver no mastro.
Se o amplificador tiver figuras de ruído maiores que as perdas do cabo,
então não compres, pois não tens vantagens nenhuma.

A melhor opção é sempre usar um cabo de baixas perdas, uma vez que
a atenuação é nos dois sentidos.
Imagina, que 3Dbs é metade do sinal...

Melhores 73s
Matias