ARLA/CLUSTER: Pré amplificadores de mastro

Pedro Redondo ct1hzu gmail.com
Terça-Feira, 23 de Março de 2010 - 17:23:41 WET

Boa tarde,

Gostaria de pedir a opinião dos presentes, especialmente daqueles que tenham
experiência na utilização de pré amplificadores de mastro.

Há já algum tempo que penso em adquirir estas unidades para as bandas de
VHF, 432Mhz e 1.2Ghz a utilizar durante os concursos, no entanto ainda não o
fiz porque como nunca assisti a nenhuma demonstração, não sei até que ponto
é que há vantagens na sua utilização. Bem sei que esta frase é um pouco
dúbia e pode suscitar algumas opiniões contrárias, uma vez que tudo pode
variar de acordo com a antena utilizada, o meio envolvente e até obviamente
as condições climáticas.

Sei também que estes equipamentos não fazem milagres e não vão “buscar” os
sinais onde eles não estão e, servem somente para compensar as perdas do
cabo coaxial, conectores, e demais  equipamentos que possam estar entre a
antena e o transceptor, devendo aí haver uma “parametrização” em termos de
ganho, para se ajustar ao melhor S/N ratio.

Foi-me dito também por uma pessoa que eu considero ter um know how bastante
elevado de que, um bom teste a fazer seria simplesmente ouvir o ruído do
rádio com e sem a antena ligada. Se não houver um acréscimo de ruído ao
ligarmos a antena, quer dizer que ainda se conseguirá tirar partido do pré
amplificador de mastro, caso contrário as vantagens serão diminutas e por
conseguinte o benefícios na utilização versus montante investido serão
também eles muito reduzidos até porque estes equipamentos não são
propriamente baratos.

Assim, tal como disse no início, gostaria de ler as vossas opiniões no
sentido de me ajudar a dissipar algumas dúvidas.

73’s de
Pedro, CT1HZU