ARLA/CLUSTER: Porque não? Polarização circular nos repetidores

Jorge Santos ct1jib gmail.com
Sexta-Feira, 18 de Junho de 2010 - 19:16:03 WEST

Caro Pedro e lista.

Não ponho em dúvida a utilização da dita polarização, pelo menos em
teoria, se formos ver a ARLA tem os repetidores instalados ao pé de uma
empresa que optou exactamente por esse tipo da antenas, de polarização e
exactamente na faixa de VHF, acontece que mesmo após aumentarem não só o
ganho de irradiação e o ganho de emissão (aumento de potência final) a
cobertura caiu em certas localizações, não posso afirmar que tenha sido
genérico.
Acredito (e existem publicações abalizadas) que em certas circunstâncias
a utilização da polarização horizontal versus vertical tenho lucros
visíveis no entanto lidamos com uma data de vectores a levar em
consideração, localizações geográficas, alvos a atingir,
absorção/reflexão radioelectrica dos objectivos a cobrir, enfim é como o
Pedro diz e com toda a razão, façam-se experiências de campo, essa é sem
dúvida alguma a realidade.

  Um obrigado a todos.

73's

***********************************