Re: ARLA/CLUSTER: Porque não? Polarização circular nos repetidores

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 19 de Junho de 2010 - 01:10:24 WEST

Estimados colegas

A polarização circular, direita ou esquerda é aplicada a sistemas radiantes
com direcionalidade, Não estou a ver um sistema omnidirecional em
polarização circular!...Até pode ser que exista, mas realmente nem consigo
imaginar a variação do campo electrico e magnético num sistema
omnidirecional circular .Em broadacasting FM, existem as duas polarizações.
vertical e horizontal. alimentadas com uma diferença de 90º creio eu! (alô
CT1AED descodifica lá este assunto da tua lavra!!) . Tais antenas parecem-me
serem compostas simplesmente por dois dipolos em "V" colocados fisicamente e
electricamente a 90º. naturalmente, um dipolo na horizontal nunca é
omnidirecional, mas sim bidirecional. Por outro lado muitos sistemas de
radiodifusão em VHF, utilizam paineis direcionais de polarização circular,
voltados estratégicamente para proporcionar o angulo de cobertura desejado.
Com 4 paineis com uma abertura de por exemplo 60º, consegue-se uma boa
cobertura em 240º. mas sempre utilizando sistemas direccionais. Imaginamos
por exemplo 4 antenas helicoidais de 6 espiras (o que dá uma bertura de mais
de 80º,) voltadas cada uma para um ponto cardeal (N-E-S-W ) dará
praticamente uma abertura de 320º ou mais, em polarização circular (RHCP ou
LHCP). Vemos que sempre se utilizam antenas direcionais para atingir estes
diagramas. Continuo sem conseguir imaginar um diagrama omnidirecional de
plarização circular.
Para facilitar o entendimento do assunto, vamos imaginar a radiação em
polarização circular, como um saca-rolhas.  Ora se tivermos um numero grande
saca-rolhas em volta de uma torre, vamos acabar por ter uma radiação
praticamente omnidirecional circular, mas isto recorrendo sempre a antenas
direcionais. agora digam-me lá como é que com um unico saca-rolhas fazemos a
radiação em todas as direcções???...Simplesmente não consigo imaginar o
desenho duma radiação dessas. A coisa que mais se aproximaria , seria a
imaginária radiação isótrópica!
Aqui está um optimo assunto para discutir nesta lista, e acreditem que temos
aqui gente que sabe falar do assunto.
Uma das vantagens das duas polarizações e o poder utilizar tal como o Sergio
disse, a diversidade, e com isso diminuir drasticamente o efeito do
multipath , das reflexões etc.

73 de CT4RK