Re: ARLA/CLUSTER: Porque não? Polarização circular nos repetidores

Radiophilo radiophilo gmail.com
Sexta-Feira, 18 de Junho de 2010 - 11:57:26 WEST

As antenas vulgares de GPS (approx. 1.2 e 1.5 GHz) utilizam polarização
circular com cobertura semi-esférica sem zonas de sombra. Claro que estou a
falar de antenas de fabrico industrial de boa qualidade, mas suponho que
seja igualmente possível fabricá-las artesanalmente com a mesma qualidade.
A dificuldade que eu estou a ver com as antenas deste tipo prende-se mais
com o "desperdício" da radiação em direcções não úteis. A formação do padrão
de radiação seria de grande importância para se tirar partido destas
antenas.
Supondo, a titulo de exemplo só para discussão, uma antena QHA montada num
repetidor no cimo de uma serra. Creio que não faria grande sentido que esta
radiasse para cima, pelo que seria talvez vantajoso montá-la invertida. No
entanto, parece-me que a energia radiada directamente na vertical seria
sempre um desperdício, e que se poderia "moldar" o padrão de radiação,
maximizando esta nas direcções realmente úteis.

Algum colega que tenha mais experiência com antenas deste tipo poderá aqui
certamente dar uma boa ajuda.

Jorge,
Qual o tipo de antena de que dispões para a tua proposta?

Cumprimentos,
António Vilela
CT1JHQ