ARLA/CLUSTER: Antenas...Novo debate

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Quinta-Feira, 22 de Julho de 2010 - 21:04:55 WEST

Boas
Colega Mourato eu também já tinha pensado nisso.
na minha óptica, temos de ver duas coisas:
1º O centro de um dipolo não é 0 Ohms, a menos que seja um dipolo inteiro,
claro está.
Um dipolo tem os tais 72 Ohms e é o ponto onde a corrente é máxima e a
tensão menor, conforme refere.
Nas  antenas de 50 Ohms, estes são obtidos através de correlação entre o
dipolo, reflector e directores, já sabemos.
 2º-Quando um dipolo é inteiro, tem de ser alimentado um pouco mais adiante,
fora do centro, onde estiverem os  50 Ohms, pois entre o centro que é 0 e a
ponta que é infinito, há 50 Ohms algures.

Suponho que para haver tanta corrente e tensão nula, neste dipolo-inteiro e
nos elementos directores de uma yagi, temos um efeito semelhante ao centro
de um enrolamento de um transformador.
Numa tomada central de um transformador, podemos admitir que a tensão seja
0, mas todavia, passa lá toda a corrente.
Pois a diferença de potencial que conta é a dos extremos, e num dipolo
acontece o mesmo, a diferença é que há uma ressonância e pelo comprimento de
onda, no centro da antena nunca há diferença de potencial, é o ponto 0
da sinusóide.
Nas antenas com  vários comprimentos de onda, este fenómeno, vai-se
verificando ao longo do elemento.

Não sei se isto está 100% correcto, mas para mim, faz sentido.

73's
Matias