ARLA/CLUSTER: Antenas...Novo debate

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 22 de Julho de 2010 - 22:15:02 WEST

Matias
Queres dizer que por exemplo se num braço dum dipolo temos num dos seus
extremos +4 Kv de RF, no outro extremo teremos -4Kv e vice versa no ciclo
seguinte. Daí + 4Kv (+) -4Kv= 0v. Tudo bem..Entendo, mas então caimos no
mesmo!...Os zero volts de RF podem acontecer em qualquer lugar da antena,
dependendo apenas do angulo de condução da sinusoide!!...Logo a curva de
tensão não corresponde aos desenhos conhecidos, por ser uma progressão ao
longo da antena.Se pensar-mos que nos extremos do dipolo a tensão é sempre
máxima, seja negativa ou positiva, pois como a RF é AC estará sempre a
mudar, então no centro será sempre zero volts!!!!...Para se ter zero volts
sobre a Z da antena, seja qual for a impedância, então não podemos aplicar
potencia na mesma, pois fazer circular uma corrente por uma resistencia,
desenvolve sempre uma tensão diferente de zero aos seus terminais!!!
Nááá!!!..Existe aqui qualquer coisa que não bate certo!!!...O desenho não
corresponde à realidade!...Ainda agora fui ao Antenna book ver o gráfico e
lá está...No ponto de alimentação, segundo o "boneco" a tensão passa por
zero...Mas como pode isso acontecer se se está a aplicar potencia sobre uma
resistencia de 50 ohms??...Alem disso, dizem lá e muito bem, e aí concordo,
que no ponto de alimentação, a tensão é minima e a corrente máxima!!!...OK
roger e a 100%...Inteiramente de acordo!...Então o "boneco" está errado,
pois a tensão nesse ponto é zero e não minima!...Simplesmente está no ponto
do nulo de tensão e nada mais que isso!...Será que algures no ponto de
alimentação, num imaginário espaçamento entre os braços do dipolo menor que
o fio de uma lamina de barbear, a tensão é nula?..Talvez...É que uns 5 cm e
ja a tensão é diferente de zero na curva, pois a curva é zero apenas num
ponto imaginario e muito pequeno. Mas aqui outra duvida de levanta!!!. Então
um dipolo esticado teria 72 ohms com um ponto de alimentação com uma
determinada largura. Se o espaço entre os braços, no ponto de alimentação
diminuisse, então a impedância baixaria até zero ohms, e nessa altura a
antena estaria em curto circuito, não permitindo o aparecimento de tensão,
por deixar de haver resistencia,
Que grande confusão!!!

73 de CT4RK