ARLA/CLUSTER: Ajuda para afinar Yagi de VHF

Radiophilo radiophilo gmail.com

Caros colegas,

Concordo com a vossa opinião sobre a ROE. Em termos estritamente objectivos
e em condições normais uma ROE de 1,5:1 medida junto à antena é muito
aceitável e não merece mais cuidados.

No entanto, nem todos temos baixadas ideais e todos nós medimos a ROE junto
ao emissor.
Para aqueles que se preocupam em optimizar e tirar o máximo de rendimento
das suas instalações, mas ainda não tiveram tempo ou orçamento para investir
em cabo de baixas perdas, recordo que quanto maior a atenuação no cabo,
menor a ROE medida junto ao transmissor.
Assim, a juntar às perdas já existentes no cabo, podemos ter também
reflexões significativas por má adaptação da antena, com a respectiva
redução de eficiência, sem que o medidor de ROE o acuse. Não só boa parte da
potência directa é dissipada no cabo, como a mesma proporção da potência
reflectida também o é. Nestas situações 1,5:1 pode ser demasiado, e aquilo
que é efectivamente radiado pode ser uma minúscula fracção da potência total
gerada.

Cumprimentos,
António Vilela
CT1JHQ