ARLA/CLUSTER: Ajuda para afinar Yagi de VHF

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 15 de Julho de 2010 - 13:11:09 WEST

Colega Renato. Eu estou 100% de acordo consigo!!!...Qualquer coisa, seja um
elemento director, reflector ou mesmo uma parede que se aproxime dum dipolo,
seja dobrado, aberto, redondo ou quadrado faz baixar a sua
impedância!..Matias! vê lá que deves ter-te enganado.!
Quanto ao teres uma ponta de um dipolo mais longa (ou curta) do que a outra,
o que faz é um offset no ponto de alimentação!...Isto é: deslocas o ponto de
alimentação do centro para um dos lados, alterando a impedancia no ponto de
alimentação. Esta solução é ,muitas vezes a unica para ajustar um dipolo
 montado sobre uma superficie irregular, como sejam a maioria dos telhados.
Muitas vezes nos deparamos com o ajuste de uma antena, que teima em não
baixar de 1,7:1 por exemplo!!!..se em vez de andar-mos a ajustar os dois
lados do dipolo de forma igual, se alterar-mos o centro, (alterando a Z no
ponto de alimentação)  por acção de ajustar diferentemente as pontas,
acabamos por conseguir uma boa relação de SWR. O meu dipolo de 40m, de um
lado tem 9,60m e do outro tem 9,85m. e nem por isso tem maior largura de
banda.

73 de CT4RK