Re: ARLA/CLUSTER: Técnicas para medida/execução de cabos em "ondas"

CT2FZI IM58KR ct2fzi gmail.com
Quarta-Feira, 7 de Julho de 2010 - 22:16:36 WEST

Carissimo Mourato,

Muito grato pelo seu apontamento, que para alem de real, e' pertinente.

Queria eu no entanto dizer-lhe que e' "redutor" chamar a qualquer antena com
450ohm na alimentacao uma "G5RV", quando a original apresentava outros
comprimentos (do dipolo e linha de alimentacao e impedancia nos 600ohms)
cujas bandas de funcionamento sao dispares da proposta que sugeri: ZS6BKW

A diferenca essencial entre elas e' que a G5RV para alem de nao ser
ressonante em mais do que 2 bandas necessita de um comprimento especifico de
coaxial (o que nos leva a crer que e' usado no sistema radiante, o que e'
indesejavel) enquanto que na ZS6BKW qualquer comprimento pode ser usado.

Os 70ohms dos dipolos sao o valor teorico "no ar" sem quaisquer elementos a
perturbar, nomeadamente a propria linha de alimentacao, sendo que na
realidade podem aproximar-se mais dos 75 ohms. Isto leva-nos a outra tecnica
de transformacao da impedancia, usando 1/4 de onda de um cabo de 75 ohms
para fazer o "coupling" da transmissao/impedancias.

Basicamente e considerando o factor de velocidade de um RG11 esta medida nos
20M e' de 3,5 metros de comprimento.

Esta tecnica tambem e' usada para alimentar loops de onda completa, onde a
impedancia se aproxima dos 100, 120 ohms.

Sobre o fio de telefone... Descobri que o cabo paralelo de 1mm de "som"
vendido numa certa grande superficie tem muito aproximadamente 100 ohms, e
que para alem de ser excelente para ser usado no seu exemplo num _dipolo
monobanda_ obtive excelentes resultados na construcao de baluns de corrente
1:1.

(A ZS6BKW opera em 5 bandas inclusive nos 6 metros(!) ressonante e sem
necessidade de tuner, enquanto que um dipolo com 70 ohms na linha de
alimentacao e' monobanda, dai a utilizacao dos 450...)

Muito obrigado e boa viagem Carissimo Mourato!

Um dia destes "desafio-o" a explorar as suas antenas e estas...

--
73 de Luis, CT2FZI

http://www.qsl.net/ct2fzi