Re: ARLA/CLUSTER: Técnicas para medida/execução de cabos em "ondas"

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 9 de Julho de 2010 - 12:28:50 WEST

Colega FZI
Efectivamente assim é!...As originais G5RV eram feitas com linha de 600
ohms, Linha essa curiosamente hoje bastante frequente nas lojas da
especialidade. No entanto, e independentemente do nome dado a esse tipo de
antena, ao longo dos tempos, foram aparecendo variantes, mais ou menos
desenvolvidas, algumas delas foram batizadas com outros nomes, mas não
deixando de serem baseadas nos trabalho do colega G5RV. No serviço militar
trabalhei com antenas do tipo G5RV, de banda larga, ( de 2 a 10 Mhz, com
sintonizador claro) que eram um dipolo com 9m de fita de 300 ohms, e mais 12
metros de cabo de 50 ohms. Este tipo de antena era mais uma varinate da
G5RV.
Quanto ao comprimento do cabo ter de ser certo, isso deve-se a que em certas
frequências este funcione como transformador de impedâncias, nomeadamente em
comprimentos de 1/4 de onda e seus multiplos impares
.
É um assunto muito interessante este de antenas, mas tambem muito
complicado. De antenas ainda se tem que aprender muito, pois como se costuma
a dizer, cada antena é um caso unico. Faz-me lembra os seres humanos, que
existem aos biliões, mas não existem 2 exactamente iguais.

73 de CT4RK