Re: ARLA/CLUSTER: Técnicas para medida/execução de cabos em "ondas"

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 7 de Julho de 2010 - 21:53:08 WEST

A proposito disso, quando se trata de dipolos (antenas balanceadas)
alimentadas por cabo coaxial (nao balanceado) justifica-se plenamente a
utilizacao de um BALUN * (BALanced to UNbalanced), permitindo a transicao da
radiacao entre os sistemas e impossibilitando as correntes na antena de
descer a linha de alimentacao em direccao ao radio.

A alternativa seria alimentar o dipolo com uma linha balanceada [cabo-escada
de 450ohms] mas a transicao para o radio/coaxial a 50 ohms teria de ter
sempre um balun *.

Colega FZI permita-me uma emenda. Um dipolo esticado, e a uma altura maior
que meia onda do solo, tem uma Z de 72 ohms, portanto completamente
desadequado de uma linha de 450 ohms. caso utilize uma linha paralela de 450
ohms, para alimentar um dipolo de meia onda, estará a fazer uma G5RV.
Um solução muito boa e testada por mim no tempo do AM, foi alimentar o
dipolo com um vulgar fio de candeiro. O fio electrico flexivel, utilizado
nos candeiros de mesa de cabeceira, de 2 x 1 mm por exemplo, tem uma Z muito
proxima do dipolo e é balanceado.

73 de CT4RK de EAs.