Re: ARLA/CLUSTER: Comunicado da moderação

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Estimados colegas

desde já os agradecimentos pelas vossas opiniões, no que respeita a este
assunto em concreto.A moderação não vai voltar a comentar este assunto, mas
todavia antes de se remeter à sua posição não quer deixar de prestar alguns
esclarecimentos.
A moderação, não modera   quem utiliza a lista dentro do contexto para o
qual criada, apesar de ter o direito de o fazer.
 Por outro lado antes de tomar alguma decisão, sobre as acções que se vê
obrigada por vezes a efectuar, não deixa de emitir um aviso ou vários,
muitas vezes ignorados e algumas vezes merecedores de respostas em forma de
desafio.
Cada tomada de posição é por norma ponderada, e nunca a moderação deixou de
actuar fosse a favor ou contra quem fosse, independentemente do subscritor.
Como tal, alguns colegas, nos seus comentários, deram a entender que a nossa
acção foi talvez exagerada e de alguma forma tendenciosa. Cabe esclarecer,
que a exclusão da pessoa em questão, não é caso único, nem o primeiro.
Infelizmente ja recorremos a este tipo de acção várias vezes. O que acontece
é que é a primeira vez que publicitamos tal acção e é o que continuaremos a
fazer daqui em diante. Muitas vezes será preferivel (e até para nós) moderar
antes de excluir um subscritor, e é o que fazemos por norma. Todavia não
somos "profissionais" do cluster e como tal por vezes existem "animos" que
nos escapam.
A moderação como é lógico não publica e-mails recebidos particularmente de
subscritores, mas tem o direito de fazer juizo sobre estes, e desta forma
avaliar o seu peso na tomada de decisões. Estas situações, por norma levam à
saída de vários subscritores, que são quase sempre alheios ao assunto. O
caso agora em reflexão, como disse anteriormente, infelizmente não é caso
unico, sendo que muitas vezes a moderação não chega a actuar, porque alguns
dos intevenientes de várias discusões que têm surgido, neste tons, acabam
por abandonar a lista volutariamente..
Fala-se ainda da "democracia" e "liberdade de expressão". A moderação
entende que "democracia", não é anarquia e desrespeito, e que todos devemos
saber onde termina a nossa liberdade para começar a do outro. Não fazemos
"censuras", nem temos esse direito. Não podemos no entanto tolerar que se
use o cluster para proferir ataques a pessoas (quaisquer que sejam) ou
instituições. A "liberdade de expressão", é um direito que assiste a
qualquer cidadão, sem que tal facto lhe confira imunidade contra eventuais
criticas ou mesmo acções que possam decorrer do uso da mesma.
Para terminar, a moderação reafirma que tudo fará para manter o cluster ao
serviço da comunidade de radioamadores, de acordo com a finalidade a que se
destina. e que tambem tudo fará para evitar a degradação do bom ambiente,
que de uma forma geral têm tido. Quero ainda informar, porque certamente
muitos dos subscritores não o sabem, que para , o facto desta lista de
distribuição existir, é necessário um servidor a funcionar 24 por dia, onde
estão a ser processadas e arquivadas todas as mensagens, com os custos que
tal implica, e que é um colega nosso, associado da ARLA, que nem faz uso do
cluster, que nos faculta gratuitamente todos esses meios, e como tal merece
que  utilizem o cluster para que de uma maneira sadia, todos possamos
contribuir para um radioamador  mais digno e técnicamente mais evoluido.
A Moderação dá este assunto por encerrado.

Pela Modraração

73 CT4RK

Todos os subscritoes, têm ao seu dispor, as regras de utilização da lista.