RE: ARLA/CLUSTER: Comunicado da moderação

Afonso Marques amarques efacec.com
Quarta-Feira, 27 de Janeiro de 2010 - 16:07:51 WET


Totalmente de acordo. O problema em questão, que não o é, resume-se tão somente a isto : há um "clube" que se pode chamar ARLA/CLUSTER  que tem uns estatutos próprios e regras claras e simples .. Quem quiser pertencer a esse clube, e ninguém o obriga, tem que cumprir as regras e assim poderá assistir aos seus jogos ; quem não as cumprir , não assiste aos jogos . Se assim o entender far-se-á sócio doutro clube, se lá o aceitarem, e vai ver jogos para outro lado.

 

Deixemos lá as pseudo democracias, liberdades de expressão e outras frases feitas, que só se aplicam em proveito próprio .

 

73's

 

CT1RH 

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Carlos Mourato
Enviada: quarta-feira, 27 de Janeiro de 2010 15:29
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Comunicado da moderação

 

Estimados colegas

 

desde já os agradecimentos pelas vossas opiniões, no que respeita a este assunto em concreto.A moderação não vai voltar a comentar este assunto, mas todavia antes de se remeter à sua posição não quer deixar de prestar alguns esclarecimentos.

A moderação, não modera   quem utiliza a lista dentro do contexto para o qual criada, apesar de ter o direito de o fazer.

 Por outro lado antes de tomar alguma decisão, sobre as acções que se vê obrigada por vezes a efectuar, não deixa de emitir um aviso ou vários, muitas vezes ignorados e algumas vezes merecedores de respostas em forma de desafio.

Cada tomada de posição é por norma ponderada, e nunca a moderação deixou de actuar fosse a favor ou contra quem fosse, independentemente do subscritor. Como tal, alguns colegas, nos seus comentários, deram a entender que a nossa acção foi talvez exagerada e de alguma forma tendenciosa. Cabe esclarecer, que a exclusão da pessoa em questão, não é caso único, nem o primeiro. Infelizmente ja recorremos a este tipo de acção várias vezes. O que acontece é que é a primeira vez que publicitamos tal acção e é o que continuaremos a fazer daqui em diante. Muitas vezes será preferivel (e até para nós) moderar antes de excluir um subscritor, e é o que fazemos por norma. Todavia não somos "profissionais" do cluster e como tal por vezes existem "animos" que nos escapam.

A moderação como é lógico não publica e-mails recebidos particularmente de subscritores, mas tem o direito de fazer juizo sobre estes, e desta forma avaliar o seu peso na tomada de decisões. Estas situações, por norma levam à saída de vários subscritores, que são quase sempre alheios ao assunto. O caso agora em reflexão, como disse anteriormente, infelizmente não é caso unico, sendo que muitas vezes a moderação não chega a actuar, porque alguns dos intevenientes de várias discusões que têm surgido, neste tons, acabam por abandonar a lista volutariamente..

Fala-se ainda da "democracia" e "liberdade de expressão". A moderação entende que "democracia", não é anarquia e desrespeito, e que todos devemos saber onde termina a nossa liberdade para começar a do outro. Não fazemos "censuras", nem temos esse direito. Não podemos no entanto tolerar que se use o cluster para proferir ataques a pessoas (quaisquer que sejam) ou instituições. A "liberdade de expressão", é um direito que assiste a qualquer cidadão, sem que tal facto lhe confira imunidade contra eventuais criticas ou mesmo acções que possam decorrer do uso da mesma.

Para terminar, a moderação reafirma que tudo fará para manter o cluster ao serviço da comunidade de radioamadores, de acordo com a finalidade a que se destina. e que tambem tudo fará para evitar a degradação do bom ambiente, que de uma forma geral têm tido. Quero ainda informar, porque certamente muitos dos subscritores não o sabem, que para , o facto desta lista de distribuição existir, é necessário um servidor a funcionar 24 por dia, onde estão a ser processadas e arquivadas todas as mensagens, com os custos que tal implica, e que é um colega nosso, associado da ARLA, que nem faz uso do cluster, que nos faculta gratuitamente todos esses meios, e como tal merece que  utilizem o cluster para que de uma maneira sadia, todos possamos contribuir para um radioamador  mais digno e técnicamente mais evoluido.

A Moderação dá este assunto por encerrado.

 

Pela Modraração

 

73 CT4RK

 

 

 

 

 


Todos os subscritoes, têm ao seu dispor, as regras de utilização da lista.

2010/1/27 Eduardo Arraia <arraia  e2mec.com>

Olá a todos,

 

De facto é lamentável o que aqui se vai passando, picardias, historias antigas, de outros locais e outros tempos.... E os intervenientes venham aqui mostrar quem é que bate mais a quem, quem é mais forte ou quem consegue falar mais alto, e passa-se aqui tudo isto porque os intervenientes têm essa necessidade publica de se afirmarem e que se escondam atrás do monitor e teclado para o fazerem. (Cada e-mail traz o endereço de e-mail do emissor aproveitem para dizerem o que têm a dizer mas em privado).

 

Tenho lido de tudo por aqui e também confesso que tenho passado algum nervoso com algumas coisas aqui ditas que nada tem a ver com o ser radioamador... e que acabam ainda por ser off-topic.

(não me estou a excluir do atrás exposto)

 

A decisão tomada é demasiadamente radical a meu ver e que só está a pesar para um lado, apelo para que reconsiderem a decisão tomada, não deixo de achar grave o que se passou e que a mesma pessoa tenha dois e-mails aqui no cluster se forem do mesmo (agostinhofernandes  gmail.com e agosto.pequeno  gmail.com).

 

O objectivo do radioamador é; a intercomunicação, a instrução pessoal baseada nos estudos técnicos e esta lista de distribuição pode ser e é um óptimo complemento.

 

 

73

Eduardo Arraia

CT01110 - CT1EEW

www.navpt.com

 

 

 

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Carlos Mourato
Enviada: terça-feira, 26 de Janeiro de 2010 20:07
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Comunicado da moderação

 

Caro colega Osório

Peço que leia com atenção o que a moderação escreveu, pois pelo que vejo no seu e-mail, não entendeu os nossos propósitos

2010/1/26 Mário Osório <ct2htm  gmail.com>

Vivam


Caro colega Carlos e demais moderadores

Então agora passamos do 8 ao 80? Bem ou mal, pelo que sei, ainda estamos num país que é um Estado de Direito Democrático. Ora se o meu semelhante não apoia as minhas ideias, paciência, 

Estamos de acordo e nunca moderamos, nem moderaremos quem se integrar  nesse contexto 

	logo que me respeite como pessoa, tudo bem! 

Até aqui tambem estamos em sintonia. Desde que não lhe faltem ao respeito, como muito bem disse!...Mas se o ofenderem a si ou a qualquer outra pessoa ou instituição, a moderação actuará de imediato, para salvaguardar as posições que se entendam como correctas.

 

	
	Desculpem mas discordo totalmente do tipo de moderação que adoptaram, pela simples razão que não é prático receber as mensagens com minutos, horas ou dias de atraso... Desmotiva qualquer um. Posso dar um exemplo prático:
	Imaginem os colegas que alguém quer dar ou receber informações sobre a passagem de um satélite, por exemplo? Adiantará de alguma coisa o cluster???

Mais uma vez afirmo que não entendeu a nossa intenção. A moderação de mensagens aplica-se EXCLUSIVAMENTE a pessoas que não respeitem as regras da lista, ou que provoquem disturbios indesejáveis propositadamente. Tudo o resto seguirá como até aqui.Salvo que passaremos tambem a moderar temas, se estes se apresentarem polémicos. 

	
	Peço que haja bom senso!

principalmente por parte de alguns inscritos na lista. 

	
	Se toda a gente agir como eu, que também estou farto de certas conversas da treta que por aqui passam, simplesmente carreguem na tecla DELETE e ignorem o caso. Atirar gasolina para o incêndio nunca resultou, que é o que se passa aqui em certas intervenções. 

Se todos agissem como o colega, ou como a maioria dos colegas (felizmente a maioria), não seria preciso estar aqui a escrever isto, pois nem teriamos o trabalho de moderar fosse o que fosse. Infelizmente nem todos procedem como o colega Mário.

	
	Finalmente, peço que ponderem melhor sobre essa decisão de moderação e continuem com a limpeza de certas "ervas daninhas" que por aí andam no cluster.

 

Pois esta nossa decisão vai nesse sentido mesmo...acabar com as "ervas daninhas" 

	
	
	73' a todos
	
	de CT2HTM

 

73 de CT4RK 

	
	
	_______________________________________________
	CLUSTER mailing list
	CLUSTER  radio-amador.net
	http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster




-- 
Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente
----------------------------------------------------------- 


_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster




-- 
Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente
----------------------------------------------------------- 




-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20100127/308e01c4/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER