RE: ARLA/CLUSTER: Perceber melhor o cenário do DStar

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 30 de Abril de 2010 - 11:14:31 WEST


Bom dia colega João Paulo Saraiva, CT1EBZ.

Se me permite também lhe deixo aqui uma completíssima URL, mas neste caso em português, " Projeto D-Star por PY2JF - João Roberto S. G. Ferreira  em: http://www.cram.com.br/dstar.htm " com excelentes e fundamentais informações sobre o D-Star.

Entre as quais, esta, que responde à tua questão do porque de "... o resultado final é sempre o mesmo, um codec com um algoritmo insatisfatório na qualidade do áudio reproduzido."  Não nos podemos esquecer que no Japão existem, 1.300.000 radioamadores e em Tóquio, só há mais radioamadores que na Europa toda :

Todos sabem que um CD é um áudio analógico digitalizado e tem um som excelente. Então por que o DV do D-Star não pode ter essa mesma qualidade de áudio? Simples. Por causa de algo chamado largura de banda. Para termos uma qualidade de áudio alta, a transmissão tem que ocupar um espaço maior no espectro de rádio frequência. Uma transmissão de FM estéreo de uma rádio broadcast ocupa 100 kHz, por essa razão, tem excelente qualidade de áudio com respostas em frequência de 30 Hz a 15 kHz. Já uma transmissão de rádio amador em FM ocupa apenas 10 kHz. Por isso nosso áudio não é tão bom quanto o da rádio FM, mas é bom o suficiente para nos comunicarmos com clareza e não ocupar muito um espectro tão concorrido.

Os criadores do D-Star levaram em consideração a escassez do espectro e resolveram usar uma taxa de amostragem mais baixa para a conversão do áudio, perdendo um pouco em qualidade, mas ganhando em eficiência. Uma transmissão analógica em VHF deveria ocupar apenas 10 kHz, mas na realidade usa mais que isso, pois tanto uma frequência acima quanto uma abaixo são comprometidas. O espaço de 20 kHz necessários hoje para que uma repetidora analógica não interfira na outra poderia acomodar três repetidoras D-Star.

Uma transmissão D-Star ocupa tão menos banda, que poderia ficar entre uma repetidora analógica e outra, funcionando pacificamente com elas como mostra a ilustração abaixo:

[http://www.cram.com.br/images/dstar_spectro.jpg]





João Costa, CT1FBF
________________________________
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de João Paulo Saraiva Amaral Encarnação
Enviada: quinta-feira, 29 de Abril de 2010 16:29
Para: pribeiro-ham  net.ipl.pt; Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Perceber melhor o cenário do DStar

Boa tarde

Existem outras alternativas semelhantes mas não para amador, falo do IDAS da ICOM, ou do MOTOTRBO da MOTOROLA, tambem a Kenwood e a HYT possuem sistemas semelhantes contudo o MOTOROLA e a HYT  utiliza o tipo de modulação TDMA, enquanto os restantes optarão pelo FDMA com canais a 6,25KHz. Mas o resultado final é sempre o mesmo, um codec com um algoritmo insatisfatório na qualidade do audio reproduzido. A TAIT e a MAXON estão a tentar lançar um novo protocolo com um codec mais evoluido, veremos o resultado em breve...
O D-Star é (sem intenção de critica negativa) um sistema de qualidade mediucre quando comparado com outras tecnologias dos tempos actuais, na minha opinião não vale a pena apostar numa tecnologia temporária, e já ultrapassada nomeadamente pelos codec utilizados em GSM. Bem sei que o que estou a afirmar é anti comercial e trabalho na área, mas a verdade, e o superior interesse dos radiomadores, do país e do mundo das radiocomunicações, devem sobrepor-se aos interesses pessoais ou das organizações. Não nos iludamos, o D-star é uma moda como o foi o RTTY, embora este fosse bem mais fiável.
No dia 29 de Abril de 2010 14:55, Pedro Ribeiro (CR7ABP) <pribeiro-ham  net.ipl.pt<mailto:pribeiro-ham  net.ipl.pt>> escreveu:
Após a nossa recente troca de ideias sobre o assunto, tenho estado a investigar o aspecto que me faz muita confusão, de não existirem alternativas disponíveis quer usando o protocolo de transporte DStar mas com outro codec aberto quer usando um "stack" completamente diferente.

Deixo aqui alguns URL com informações interessantes que encontrei sobre o assunto:

http://codec2.org/
http://en.wikipedia.org/wiki/D-STAR
http://www.rowetel.com/ucasterisk/codec2.html

--
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Pedro Ribeiro
Indicativo: CR7ABP
QTH: São Francisco, Alcochete
GRID LOC: IM58MR
Radioamador "condenado" a 2 anos de RX em Classe 3
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net<mailto:CLUSTER  radio-amador.net>
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster



--
Best Regard´s,

JOÃO PAULO SARAIVA AMARAL E.

Contact´s
Mobil Phone GRE +351 934 556 556 | SUSF / ANARPROCIV+351 967 527 112 | EMERGENCY +351 910 300 112
General Phone: +351 212 471 665

joao.paulo.saraiva.amaral  gmail.com<mailto:joao.paulo.saraiva.amaral  gmail.com>

CT1-EBZ

Por favor tenha em conta o Ambiente antes de imprimir esta mensagem
Please consider your environmental responsibility before printing this e-mail
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20100430/c5abfcc7/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER