Re: ARLA/CLUSTER: Formula de Friis, será a prova dos

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 3 de Junho de 2009 - 20:35:23 WEST

Boas tardes colegas
Ora aqui está um assunto interessante e onde eu gostaria de "meter a
colherada". Na prática e em campo real, esta formula têm um interesse muito
reduzido. Esta é uma formula utilizada nas câmaras  anecóicas, onde a
reflexão electromágnetica é quase nula, tendo em conta o formato geométrico
e a propriedade absorvente das paredes da câmera.
Por outro lado, muita da eficiência do calculo resultante desta formula,
assenta na precisão dos equipamentos de medida a utilizar. Normalmente
utilizam-se equipamentos emissores e receptores padrão (normalmente marca
R&S), para permitirem uma observação com algumas certezas. Os emissores,
normalmente compostos por geradores de sinal, são de alta precisão, com
saidas ajustaveis ( com resolução de 0,1 dBs) desde por exemplo -120dBms e
até +13 dBms. Os receptores podem ser medidores selectivos de intensidade de
campo, ou então analizadores de espectro.  Só assim se conseguem obter
parâmetros concretos e precisos para aplicar nessa formula.
A ANACOM já está preparada para efectuar estas medidas/ensaios em Barcarena.

Este procedimento é sempre utilizado, na padronização de antenas ou na
atribuição de caracteristicas de radiação de antenas para uso profissional
de alta responsabilidade, como por exemplo ramo militar , medidas padrão, e
uso em aeronautica.
Muitas vezes o preço das antenas reflecte estes testes, e por exemplo uma
simples antena activa vertical da R&S custa mais de 1000 euros, apesar de
nem ser uma antena de emissão.

Existem métodos mais simples para verificar uma antena feita por nós, que
embora não seja um modelo de precisão, dá os seus resultados e sem
matemáticas mais ou menos complicadas. É no entanto necessário sempre um
receptor bem calibrado em dB, ou em sua substituição um medidor de campo
selectivo, ou um analizador de espectro.

Para tal, escolha-se um local longe de obstáculos, como o meio de um
descampado, e com mastros de madeira receba-se um  sinal na frequencia
desejada, emitido por um emissor padrão, (bastam uns miliwats com uma
vertical de 1/4 de onda. A parte de emissão, não é critica) com um simples
dipolo devidamente ajustado para a frequencia desejada, e com uma linha de
transmissão adaptada.
De seguida, tome-se nota do sinal recebido em dBm, com o dipolo padrão
(ajuste-se a posição do dipolo para o melhor sinal). depois, sem alterar
nada, nem a nossa posição, em relação à antena, troque-se o dipolo, pela
antena a testar, mantendo a mesma linha de transmissão. Faça-se nova
leitura, e a diferença de dBm que se lê, corresponde ao ganho ou atenuação
da nova antena em dBds. No caso de uma yagi, podemos de seguida rodar a
antena de 15 em 15 graus por exemplo, e tomar nota das medidas em dBms.
Quando chegar-mos aos 360 gruas, teremos medidas suficientes para desenhar o
diagrama de radiação da mesma, e observar os lóbulos laterais.
Claro que este é um método de alguma forma "grosseiro", mas simples de
fazer, com poucos meios técnicos, mas que oferece bons resultados e com
alguma precisão. (mais uma vez, a precisão dos resultados dependem da
precisão dos equipamentos).

73 de CT4RK