Re: ARLA/CLUSTER: Formula de Friis, será a prova dos

Gomes ct1hix sapo.pt
Quarta-Feira, 3 de Junho de 2009 - 13:51:03 WEST

Boas
Não me parece...
Por exemplo, se o colega estiver a emitir com uma antena omnidireccional, uma vertical 5/8 de onda, e eu a receber com uma yagi uda de dois elementos polarizada horizontalmente a formula já não funciona ou estarei errado.
Se a pratica não estiver de acordo a teoria é porque a experiência está mal feita!!!

73 Gomes CT1HIX

  ----- Original Message -----
  From: CT2HKY
  To: ARLA-Cluster
  Sent: Wednesday, June 03, 2009 12:36 PM
  Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Formula de Friis, será a prova dos

  73's colega Gomes.

  Se o colega souber estes dados:
    - Ganho da antena de transmissão em dBi
    - Ganho da antena de recepção em dBi
    - Cumprimento de onda da banda usada (metros)
    - Distância entra as duas antenas (na mesma unidade do anterior, neste caso metros)

  Consegue facilmente saber estes:
    - Potencia transmitida (A calcular)
    - Potencia recebida (A calcular)

  Se estes últimos não coincidirem com os que se estão a usar, é sinal de que alguma coisa está mal, assim como, caso soubesse todos estes dados excepto a distância a que está a sua antena da do outro correspondente, conseguiria saber isso, com esta formula.

  Não é assim?