ARLA/CLUSTER: Dipolo 160M

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 6 de Fevereiro de 2009 - 09:31:45 WET

Caros colegasSobre antenas não vou adiantar mais nada, pois ja foram dadas
bastantes ideias muito válidas. No entanto quero salientar o que o Matias,
CT1FFU disse, e que é muito importante. O local!!!.As comunicações em HF, e
em especial em MF não precisam de ser efectuadas em lugares altos. Não
existem vantagem alguma nisso, a não ser que se queira aproveitar a onda
directa para alguma coisa, e mesmo assim a atenuação será enorme. No caso da
onda média, como é o caso dos 160m, em lugar da onda directa, será a onda
terrestre que é aproveitada, e à noite a ionosférica. Para favorecer ambas
as situações, o ideal são mesmo os lugares baixos, como sejam as zonas
"encharcadas", pantanosas (agora há por aí muitas), lezirias margens de
cursos de agua e tudo o que o Matias referiu. Alem disso, nestes lugares, o
QRN tende a ser menor porque são lugares (assim como as regiões geladas )
onde normalmente a carga estática do ar é menor. Por outro lado, os 160m,
favorecem o QRN provocado a longa distancia por perturbações
electromagnéticas naturais, como é o caso da trovoada (QRN). Já agora
lembrei-me desta...Muitos poucos colegas destiguem QRM de QRN. Pois
bem!...QRM, são perturbações na recepção provocadas por meios artificiais,
ou seja é o ruido provocado indirectamente pelo ser humano. QRN é o ruido
provocado por causas naturais, como sejam as descargas electricas
atmosféricas, estática, chuva intensa etc.

73 de CT4RK