ARLA/CLUSTER: Dipolo 160M

proença ct1gzb netcabo.pt
Quinta-Feira, 5 de Fevereiro de 2009 - 16:58:17 WET

Aqui vai mais uma ideia.

73 de José Luís - CT1GZB

ARVM # 53
REP # 1418

http://www.qsl.net/ik5men/40-80-160/40-80-160.htm
  ----- Original Message -----
  From: ct1ewa
  To: Cluster Arla
  Sent: Wednesday, February 04, 2009 10:39 PM
  Subject: ARLA/CLUSTER: Dipolo 160M

  Caros colegas, procuro opinião sobre a construção de uma antena para a banda dos 160M.

  Durante alguns anos trabalhei com uma Long-wire cortada a aproximadamente ¼ de onda.

  Não pretendo fazer uma vertical, pois  não tenho espaço para a montar e/ou estender radiais em casa após o concurso, nem estou interessado em investir muito na antena e,  para utilizar uma vertical (o que seria óptimo) necessito de bastante fio e QSJ´s para "espalhar" radiais.

  Igualmente não possuo uma grua para esticar um fio, nem tão pouco, um balão.para o mesmo fim.

  Esta antena será feita para usar no CQwwdx160M e será quase pela certa um dipolo!

  Alguém tem alguma ideia que possa partilhar comigo?

  73's

  CT1EWA

  NB - claro que em princípio dentro da normalidade,  farei um dipolo de 1/4 de onda, a usar em V invertido.

  __________ Information from ESET NOD32 Antivirus, version of virus signature database 3822 (20090203) __________

  http://www.eset.com